BITCOIN: O USO E A LEGALIDADE JURÍDICA DESSA MOEDA VIRTUAL

Autores

  • Suelen Petrovski Unoesc

Resumo

Este estudo teve como objetivo explorar as características a eficiência e também perspectivas sobre a legalidade jurídica, as vantagens e desvantagens e os impactos que acercam perante usuários e profissionais da área em relação ao uso da moeda Bitcoin. Para isso, buscou-se investigar e entender o surgimento e a evolução da moeda. O Bitcoin tem mostrado crescentes transações comerciais e financeiras em diferentes países no mundo. Por meio de um estudo exploratório, entrevistas em profundidade com usuários domésticos e comerciantes.  Após a análise de conteúdo, identificou-se como principais resultados o Bitcoin como moeda alternativa as tradicionais existentes, a principal diferença, é que a sua emissão não é feita por nenhum Banco Central. Apresentando vantagens na sua utilização, como a redução significativa dos custos e maior agilidade nas confirmações das transações, tornando-se amplamente mais acessíveis, escaláveis, transparentes e programáveis.

Eu penso que a Internet será uma das maiores forças para reduzir o tamanho do governo. Uma coisa que está faltando, mas que em breve será desenvolvida é uma moeda eletrônica confiável. (Milton Friedman — Ganhador do Prêmio Nobel de Economia, 1999).

Palavras-chave: Bitcoin. Moeda Virtual. Blockchain. Legalidade Jurídica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-13

Como Citar

Petrovski, S. (2020). BITCOIN: O USO E A LEGALIDADE JURÍDICA DESSA MOEDA VIRTUAL. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 5, e24710. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/24710

Edição

Seção

Área das Ciências Sociais – Artigos