AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE AÇAFRÃO (CURCUMA LONGA L.), CULTIVADO EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO DE HORTALIÇAS NO OESTE DE SANTA CATARINA.

  • Thiago Augusto De Carli Universidade Do Oeste De Santa Catarina UNOESC
  • André sordi
  • Alceu Cericato
  • Astor Bundenchen

Resumo

A cúrcuma é uma espécie vegetal com potencial para utilização na indústria de alimento. O presente estudo teve por objetivo avaliar a produtividade do açafrão-daterra, submetido a densidades de plantio com diferentes tipos de rizomas, no Município de Maravilha no Oeste de Santa Catarina. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos ao acaso, em esquema fatorial (2x5), com três repetições, sendo constituídos de dois tipos diferentes de rizomas, sendo rizoma primário (rizoma principal com aproximadamente 30 gramas) e rizoma secundário (rizoma secundário com aproximadamente 15 gramas) e 05 densidades de semeadura, compostos pela densidade de 50, 100, 150, 200 e 250 mil plantas ha-1. A colheita foi realizada 236 dias após o plantio. Também foram realizadas a determinação da altura de plantas na fase vegetativa (120 dias após plantio). Os resultados obtidos no experimento foram submetidos à análise de variância (ANOVA) pelo teste F (P≤0,05). Conclui-se que, o tipo de rizoma influencia diretamente a produtividade final, salienta-se que preferencialmente devem ser utilizados rizomas primários e secundários. O plantio do açafrão deve ser realizado utilizando-se de 100 a 150 mil plantas/ha, o que possibilita otimizar a área e aumentar a produtividade.

Publicado
14-09-2020
Como Citar
De Carli, T. A., sordi, A. ., Cericato, A., & Bundenchen, A. (2020). AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE AÇAFRÃO (CURCUMA LONGA L.), CULTIVADO EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO DE HORTALIÇAS NO OESTE DE SANTA CATARINA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 5, e26227. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/26227
Edição
Seção
Área das Ciências Agrárias – Resumos