PRODUTIVIDADE DA SOJA SUBMETIDA A DOSES DE NITROGÊNIO

  • André Sordi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Fernanda Antunes
  • Lucas Adriano Teleken

Resumo

O uso da adubação nitrogenada é de grande importância para garantir uma produção desejada em algumas culturas que necessitam de uma quantidade maior de nitrogênio.
O estudo teve como principal objetivo avaliar o aumento de produtividade submetendo a cultura da soja a diversar dose de aplicação por cobertura de Nitrogênio. O experimento foi realizado no municipio de Tigrinhos-SC. O mesmo foi feito em delineamento em blocos casualizados (DBC) com 20 unidades experimetias, sendo 05 tratamentos com 04 repetição. Os resultados obtidos no estudo efetuado foram submetidos à análise de variância e a comparação de média através do teste de Tukey (P≤0,05). Juntamente conforme se ia aumentando a dose de nitrogênio aplicado se teve um pequeno incremento no rendimento (sc/hac) da soja, porém não teve diferença significativa não sendo viável a sua aplicação levado em considerção custos, manejo e as perdas obtidas. As variável vagens/planta, PMS e grãos/vagens não tiveram aumento significativo conforme o aumento da dose de nitrogênio, pelo fato que a própria planta da soja realizou a fixação desse N biológicamente. Portanto, o processo de utilização de Nitrogênio por cobertura não se mostrou de grande valia.

Biografia do Autor

André Sordi, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Engenheiro Agrônomo. Msc em Ciências do Solo.
Publicado
13-08-2020
Como Citar
Sordi, A., Antunes, F. ., & Teleken, L. A. (2020). PRODUTIVIDADE DA SOJA SUBMETIDA A DOSES DE NITROGÊNIO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 5, 25127. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/25127
Edição
Seção
Área das Ciências Agrárias – Artigos