HOMESCHOOLING COMO ALTERNATIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Pedro Lauer Cleci Peloso Lauer

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar as caracterias do método de ensino domiciliar, o chamado homeschooling, como uma alternativa eficiente de aprendizagem em tempos de suspensão das atividades escolares, trazendo ainda ao contexto atual da pandemia do Covid19, onde o ensino a distancia passou de alternativa para obrigatoriedade com o intuito de minimizar a propagação do novo corona virus. Não devemos aqui confundir o ensino a distancia com o homeschooling, que de fato é o exercicio da aprendizagem longe das dependencias físicas das instituiçoes de ensino, porém estas ainda são direcionadas por professores graduados e empossados, diferente do método foco do presente estudo, que será coordenado e exercido pelos pais, avós ou quem forem os responsáveis daquela aquela criança aqui denominada estudade. O debate sobre a alternativa no Brasil é crescente e ganhou força no no ano de 2015, onde o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a existência de repercussão gereal da questão constitucional suscitada: saber se o ensino domiciliar (homeschooling) pode ser proibido pelo Estado ou viabilizado como meio lícito de cumprimento, pela família, do dever de prover educação.

Publicado
29-06-2020
Como Citar
Lauer, P. (2020). HOMESCHOOLING COMO ALTERNATIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA . Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 5, e24585. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/24585
Edição
Seção
Área da Ciência Jurídica – Artigos