A EFICÁCIA DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO APLICADAS EM MARAVILHA/SC

UMA ANÁLISE DOS ADOLESCENTES E A QUESTÃO DA REINCIDÊNCIA

Autores

  • THYANA ANDRESSA KAISEKAMP BINO UNOESC
  • ALEXANDRA VANESSA KLEIN PERICO

Resumo

O presente trabalho, analisa a eficácia das medidas socioeducativas em meio aberto aplicadas no Município de Maravilha/SC, identificando se os adolescentes voltam a reincidir na prática de ato infracional ou não. O ato infracional diz respeito a conduta ilícita praticada por criança ou adolescente, os quais perante a Constituição Federal são inimputáveis, pois não possuem condições de entender o caráter ilícito da sua ação. O procedimento de apuração do ato infracional possui três fases (policial, ministerial e judicial) que baseiam-se no caráter pedagógico e no resgate da cidadania do adolescente. A concretização do resgate dos adolescentes infratores se dá através da aplicação das medidas socioeducativas. Existem as medidas em meio aberto que correspondem a Advertência, Obrigação de Reparar o Dano, Prestação de Serviço à Comunidade e Liberdade Assistida, e visam a reeducação do adolescente sem privar a liberdade desse. Em contrapartida, têm-se as medidas em meio fechado, Semiliberdade e Internação, que são medidas severas que privam a liberdade do adolescente. Assim, destacou-se as medidas socioeducativas em meio aberto na presente pesquisa, notando-se que após a aplicação dessas no Município de Maravilha/SC, houve diminuição da reincidência na prática de ato infracional pelos adolescentes, mostrando-se efetivamente eficazes.

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Publicado

2019-11-20

Como Citar

ANDRESSA KAISEKAMP BINO, T., & VANESSA KLEIN PERICO, A. (2019). A EFICÁCIA DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO APLICADAS EM MARAVILHA/SC: UMA ANÁLISE DOS ADOLESCENTES E A QUESTÃO DA REINCIDÊNCIA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 4, e23505. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/23505

Edição

Seção

Área da Ciência Jurídica – Resumos