ESTRESSE EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ATUANTES NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Adriane Cristina Kottwitz unoesc

Resumo

Na UTI, a rotina de situações de emergência e a quantidade de pacientes em estado crítico e com alterações súbitas no quadro clínico torna este local de trabalho estressante e por vezes agressivo, resultando em um ambiente emocionalmente comprometido principalmente para a equipe de enfermagem que possui uma rotina diária dentro do setor, atuando no pronto atendimento, tornando-se responsável por pacientes graves e com potencial de morte frequente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriane Cristina Kottwitz, unoesc

RESUMO
A Úlcera por Pressão (UPP) ainda hoje, é um grave e rotineiro problema nos serviços de saúde, no qual afeta acamados e cadeirantes, comprometendo sua qualidade de vida e principalmente sua saúde. Objetivo: Este estudo tem como objetivo conhecer a produção científica sobre os principais cuidados de enfermagem para a prevenção de UPP em pacientes hospitalizados ou acamados. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada entre abril e maio de 2018, através de periódicos de enfermagem, na base de dados LILACS e SCIELO, acerca do tema abordado, entre os anos de 2012 a 2017 e que consiste em avaliar as medidas preventivas aplicadas aos pacientes hospitalizados. Resultados: Foram construídas duas categorias para melhor apresentação, sendo elas: Assistência de Enfermagem ao Paciente com Úlcera por Pressão e Cuidados Específicos de Prevenção, e os principais resultados encontrados foram ações, tais como manter colchão piramidal, proteger as proeminências ósseas e realizar mudança de decúbito de 2/2 horas. Conclusão: conclui-se a importância de implementar medidas preventivas embasadas cientificamente na assistência de enfermagem através de uma avaliação adequada e um plano de cuidados que possa prevenir e até mesmo evitar a UPP qualificando a assistência.

Downloads

Publicado

2019-11-05

Como Citar

Kottwitz, A. C. (2019). ESTRESSE EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ATUANTES NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 4, e23401. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/23401

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Resumos expandidos