SEXUALIDADE E CÂNCER DE MAMA

Autores

  • Sandro Rodrigo Steffens UNOESC

Resumo

Este artigo teve o objetivo de analisar a relação entre o câncer de mama e a sexualidade, buscando compreender os sentimentos vivenciados, bem como, o impacto na vida afetiva e sexual das mulheres que passaram pelo tratamento do câncer de mama. Foram entrevistadas três mulheres, que residem na região Oeste de Santa Catarina, com o critério previamente estabelecido de que tivessem passado por tratamento de câncer de mama e que tivessem um parceiro (a). Metodologicamente, foi utilizada a pesquisa qualitativa com análise de conteúdo, tendo como instrumento para coleta de dados uma entrevista semi-estruturada, elaborada a partir dos interesses de investigação, bem como, a partir da leitura do referencial teórico. Da análise dos relatos dos participantes surgiram quatro categorias onde destacam-se questões relativas à sentimentos, vida social, percepção da vida, visão sobre o corpo e sua sexualidade. Constata-se que as entrevistas foram momentos intensos e propiciadores de compreensão e lembranças, onde as participantes puderam partilhar suas vivências, sentimentos e percepções sobre as implicações do câncer de mama em suas vidas.    Palavras-Chave: Câncer de mama, Mastectomia, Quimioterapia, Sexualidade, Autoestima.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Rodrigo Steffens, UNOESC

É mestre em Desenvolvimento, Gestão e Organizações (2006), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Especialista em Gestão de Recursos Humanos (2004) pela (Unijuí). Graduado em Psicologia (2001) pela (Unijuí). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Oeste de Santa Catarina desde 2005. Tem sido orientador de dezenas de monografias de graduação e especialização, trabalhos de pesquisa (FAPESC), bem como, participou de dezenas de bancas de avaliação de trabalhos acadêmicos na graduação e especialização. Trabalha também como consultor de empresas e psicoterapeuta. As áreas de interesse em pesquisa são psicologia organizacional e do trabalho, comportamento organizacional, psicopatologia do trabalho, estresse e qualidade de vida, psicopatologia, psicologia forense e psicanálise.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000. CENTRO de Auxílio ás Pessoas com Câncer(CAPC).Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2015.

FERREIRA et. al. Câncer, corpo feminilidade: o que há de especifico? Instituto Nacional de Câncer Jose Alencar Gomes da Silva (INCA), Cadernos de Psicologia, sofrimento psíquico do paciente oncológico: o que há de especifico? Número 2. Disponível em: <http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/comunicacao/Cadernos_de_Psicol ogia_internet.pdf> Acesso em: 28 out. 2016.

INSTITUTO Oncoguia. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2015.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza. (Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2007.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

MINISTÉRIO da Saúde. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2015.

ORGANIZAÇÃO Mundial da Saúde. Disponível em: . Acesso em 20 set. 2015.

PENNA, Lucy. Corpo Sofrido e Mal-amado: As experiências da mulher com o próprio corpo. São Paulo: Summus, 1989. Sexualidade e câncer de mama: relatos de oito mulheres afetadas. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2015.

QUITANA, A.M. Câncer de mama: os impactos subjetivos causados pela mastectomia e o lugar da palavra. Instituto Nacional de Câncer Jose Alencar Gomes da Silva (INCA).

REDE Feminina. Disponível em: <http://www.redefemininasc.com.br> Acesso em: 05 nov. 2016.

ROSSI, L.; SANTOS, M.A. Câncer, corpo feminilidade: o que há de especifico? Instituto Nacional de Câncer Jose Alencar Gomes da Silva (INCA), Cadernos de Psicologia, sofrimento psíquico do paciente oncológico: o que há de especifico? Número 2. Disponível em:<http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/comunicacao/Cadernos_de_Psicol ogia_internet.pdf> Acesso em: 28 out. 2016.

SILVA, José Alencar Gomes da.INSTITUTO Nacional do Câncer.Disponível em: . Acesso em: 04 nov.2016.

SOCIEDADE Brasileira da Mastologia. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2015.

Downloads

Publicado

2018-10-30

Como Citar

Steffens, S. R. (2018). SEXUALIDADE E CÂNCER DE MAMA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 3, e19671. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/19671

Edição

Seção

ACV Artigos