PSICOLOGIA E PESSOA COM DEFICIÊNCIA: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DE PREVENÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Tânia Regina Aosani Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste.

Resumo

A Psicologia e pessoa com deficiência busca compreender evolução do conceito de deficiência ao longo da história, discutindo sobre temas como estigmas, preconceitos e práticas sociais de inclusão e a intervenção do Psicólogo(a) frente às pessoas com deficiência, famílias e seus contextos sociais. A atuação do profissional psicólogo(a) deve se desenvolver na perspectiva da prevenção, inclusão social e da cidadania de forma a garantir os direitos da pessoa com deficiência em uma atuação ética e  interdisciplinar. Segundo autores como: Amiralian; Becker; Kovács (1991) e Costa et. al. (2016), o atendimento psicológico à pessoa com deficiência tem se mostrado, em nosso país, como uma área de trabalho que mantém uma demanda constante. Entretanto, mostra-se também como um segmento do mercado ao qual raramente os jovens profissionais encaminham sua opção de trabalho. Ao deparar-se com esta possibilidade e com a necessidade crescente das instituições e dos sujeitos portadores de deficiência, o jovem psicólogo engaja-se frequentemente na tarefa sentindo-se despreparado. Para tanto, para além dos componentes curriculares que trabalham com a temática ao longo da formação acadêmica, se fazem necessários outros espaços de discussão teórica e prática na Universidade que possam ampliar a compreensão sobre o tema, sobretudo sobre a atuação do psicólogo(a) em equipes interdisciplinares na área da educação especial. Para tanto, foi realizado no ano de 2017, atividade de roda de conversa integrando os alunos do Curso de Psicologia da UNOESC, Campus de Pinhalzinho, com profissionais de diversas áreas da saúde como psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, entre outros, que fazem parte das equipes interdisciplinares  que trabalham com pessoas com deficiência e suas famílias na região de Pinhalzinho/SC. A atividade teve por objetivos: Possibilitar um espaço de discussão sobre a prática do psicólogo(a) no contexto da educação especial e em equipe interdisciplinar no atendimento à pessoa com deficiência e sua família; Conhecer sobre as práticas sociais de inclusão da pessoa com deficiência nos diversos contextos como trabalho e renda, desenvolvidos pela equipe interdisciplinar da APAE de Pinhalzinho/SC; Compartilhar experiências no atendimento a pessoa com deficiência e de prevenção às deficiências. Como resultado obteve-se uma integração entre o campo de atuação da psicologia e pessoa com deficiência e o campo teórico presente nas discussões realizados no componente curricular de Psicologia e Pessoa com deficiência, enfatizando-se o papel do psicólogo(a) na prevenção e inclusão social de maneira a garantir os direitos da pessoa com deficiência. A Avaliação da atividade de roda de conversa foi positiva e esclarecedora quando em relação às dificuldades, potencialidades e conquistas vivenciadas nesta área de atuação da psicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Regina Aosani, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste.

Ciências humanas - Psicologia

Ciências da Saúde - saúde coletiva

Referências

AMIRALIAN, Maria Lúcia; BECKER, Elizabeth; KOVÁCS, Maria Júlia. A especialização do psicólogo para o atendimento as pessoas portadoras de deficiência. Psicol. USP, v.2 n.1-2, São Paulo, 1991.

COSTA, Nilson do Rosário et al. Proteção Social e Pessoa com deficiência no Brasil. Ciênc. saúde coletiva, vol.21 n.10, Rio de Janeiro, out. 2016.

Downloads

Publicado

2018-10-30

Como Citar

Aosani, T. R. (2018). PSICOLOGIA E PESSOA COM DEFICIÊNCIA: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DE PREVENÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 3, e19660. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/19660

Edição

Seção

ACH Resumos expandidos