IMPLANTAÇÃO DE UM GRUPO MULTIDISCIPLINAR DE SUPORTE NEFROLÓGICO EM UMA UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO DE UM HOSPITAL PÚBLICO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Marzelí Pauletti UNOESC São Miguel do Oeste
  • Maria Linda Petry de Oliveira Otaviano
  • Ana Maria Martins Moser

Resumo

Introdução: Compreendida como a redução súbita da função renal, a insuficiência renal aguda (IRA) é uma complicação bastante comum no ambiente hospitalar. Sua incidência varia de acordo com a condição clínica do paciente, a etiologia e a gravidade da doença, e é mais comumente observada em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Esta realidade representa um desafio multidisciplinar para colocar em prática recursos terapêuticos capazes de proporcionar estabilidade clínica e prevenir outras complicações Objetivo: Relatar a experiência vivenciada no processo de implantação de um grupo multidisciplinar de suporte nefrológico em uma Unidade de Tratamento Intensivo de um hospital público da região metropolitana de Porto Alegre. Método: Este estudo ira tratar de uma pesquisa descritiva e narrativa, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. O relato foi baseado em evidências vivenciadas pelos enfermeiros do grupo nefrológico da Unidade de Terapia Intensiva na logística da implantação do grupo multidisciplinar de suporte nefrológico em uma Unidade de Tratamento Intensivo composta por d 20 leitos, sendo 10 leitos pacientes clínicos e 10 leitos de pacientes cirúrgicos de um hospital público da região metropolitana de Porto Alegre-RS. Conclusão: O processo de criação do grupo foi educativo e promoveu o crescimento do setor de uma forma geral, beneficiando pacientes, médicos e colaboradores. Entretanto, um ponto importante nesse aprendizado é a criação de um compromisso constante de avaliação em saúde, com melhorias dos processos administrativos e assistenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRUNNER & SUDDARTH. Tratado de Enfermagem Médico- Cirurgica. Ed. Guanabara Koogan S.A. pag. 1288.2011

BUCCHI SM, Mira VL, Otrenti E, Ciampone MHT. Enfermeiro instrutor no processo de treinamento admissional do enfermeiro em unidade de terapia intensiva. Acta Paul Enferm2011;24(3):381-7.

PONCE D, Zorzenon CPF, Santos NY, Teixeira UA e Balbi AL.Injúria renal aguda em unidade de terapia intensiva: Estudo prospectivo sobre a incidência, fatores de risco e mortalidade. RevBras Ter Intensiva. 2011; 23(3):321-326.

Downloads

Publicado

2018-09-24

Como Citar

Pauletti, M., Petry de Oliveira Otaviano, M. L., & Martins Moser, A. M. (2018). IMPLANTAÇÃO DE UM GRUPO MULTIDISCIPLINAR DE SUPORTE NEFROLÓGICO EM UMA UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO DE UM HOSPITAL PÚBLICO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 3, e19257. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/19257

Edição

Seção

ACV Resumos