ACOLHIMENTO Á FAMÍLIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO: Revisão integrativa da literatura

Autores

  • Marzelí Pauletti UNOESC São Miguel do Oeste
  • Ana Maria Martins Moser
  • Maria Linda Petry de Oliveira Otaviano

Resumo

A literatura aponta que familiares que possuem um ente hospitalizado podem encontrar-se em uma condição de fragilidade biológica, psíquica e social, uma vez que doença e internação constituem-se em eventos que produzem desconfortos, como sofrimento, alteração de papéis e hábitos da vida cotidiana, bem como a incerteza de recuperação do parente. Este estudo teve por objetivo analisar e descrever a importância do acolhimento familiar de um paciente internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Este estudo constitui uma revisão integrativa da literatura de caráter exploratório. Para a coleta de dados foram utilizadas as bases de dados Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e indexada na biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Foram selecionados 28 artigos com dados relevantes para o estudo, nos anos de 2007 a 2015. Os resultados apontam que o foco da equipe de enfermagem está direcionado ao quadro clinico e o cuidado direcionado ao paciente, demostrando um domínio aos aparatos tecnológicos e o mecanicismo durante as atividades diárias, ocorrendo uma divergência entre os estudos em relação ao acolhimento, em que alguns apontam falhas e outros evidenciam uma preocupação em implantar o acolhimento de enfermagem durante as visitas na UTI. Conclui-se com este estudo a importância do acolhimento nas estruturas hospitalares, favorecendo um bom exercício técnico e satisfação dos familiares e usuários incorporando a humanização no cuidado. Também demostrou a importância do acolhimento multiprofissional, integrando a família e o usuário ao cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALCANTARA, Luciana da Silva; SANT'ANNA, Joana Lezan; SOUZA, Maria da Glória Nascimento de. Adoecimento e finitude: considerações sobre a abordagem interdisciplinar no Centro de Tratamento Intensivo oncológico. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, p. 2507-2514, 2013.

BECK, Carmem Lúcia Colomé et al. Humanização da assistência de enfermagem: percepção de enfermeiros nos serviços de saúde de um município. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 30, n. 1, p. 54, 2009.

BETTINELLI, Luiz Antonio; DA ROSA, Janine; ERDMANN, Alacoque Lorenzini. Internação em Unidade de Terapia Intensiva: experiência de familiares. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 28, n. 3, p. 377, 2007.

DA SILVA, Fernanda Duarte et al. Discursos de enfermeiros sobre humanização na unidade de terapia intensiva. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, v. 16, n. 4, p. 719-727, 2012.

DAL SASSO MENDES, Karina; CAMPOS PEREIRA SILVEIRA, Renata Cristina de; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto enfermagem, v. 17, n. 4, 2008.

FREITAS, Kátia Santana; MENEZES, Igor Gomes; MUSSI, Fernanda Carneiro. Conforto na perspectiva de familiares de pessoas internadas em Unidade de Terapia Intensiva. Texto contexto enferm, v. 21, n. 4, p. 896-904, 2012.

FRIZON, Gloriana et al. Familiares na sala de espera de uma unidade de terapia intensiva: sentimentos revelados. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 32, n. 1, p. 72, 2011.

MAESTRI, Eleine et al. Estratégias para o acolhimento dos familiares dos pacientes na unidade de terapia intensiva. Revista Enfermagem UERJ, v. 20, n. 1, p. 73-78, 2012.

MARQUES SIMONI, Rosemary Cristina; PAES DA SILVA, Maria Júlia. O impacto da visita de enfermagem sobre as necessidades dos familiares de pacientes de UTI. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 46, n. 1, 2012.

MATSUDA, Laura Misue; DA SILVA, Neuza; TISOLIN, Ana Maria. Humanização da assistência de enfermagem: estudo com clientes no período pós-internação de uma UTI-adulto. Acta Scientiarum. Health Sciences, v. 25, n. 2, p. 163-170, 2003.

Downloads

Publicado

2018-09-24

Como Citar

Pauletti, M., Martins Moser, A. M., & Petry de Oliveira Otaviano, M. L. (2018). ACOLHIMENTO Á FAMÍLIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO: Revisão integrativa da literatura. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 3, e19255. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/19255

Edição

Seção

ACV Resumos