ACIDENTES POR LONOMIA OBLIQUA REGISTRADOS EM UM HOSPITAL REGIONAL NO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Cristiano Régis Alba UNOESC

Resumo

As lagartas do gênero Lonomia apresentam toxinas capazes de provocar envenenamentos moderados ou graves. O estudo objetivou apresentar a frequência dos acidentes com lagartas urticantes que deram entrada no Pronto Socorro de um Hospital Regional de abrangência do Sistema Único de Saúde (SUS) e descrever a gravidade dos casos frente a cada notificação. Trata-se de um estudo descritivo que utilizou os dados obtidos nas fichas de investigação fornecidas pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), correspondentes ao período de janeiro de 2017 a maio de 2018. No ano de 2017, foram notificados 39 acidentes com a lagarta Lonomia obliqua e no ano de 2018, até o mês de maio, 26 casos. Dos 65 atendimentos, 46 foram de gravidade moderada/grave, sendo necessária administração de soro antilonômico. Observa-se ainda que, em alguns dos casos de gravidade moderada e grave, os pacientes procuraram o serviço médico 48 horas após o contato com a lagarta. Os acidentes ocorreram com maior frequência nos meses de calor, entre dezembro e março, visto que, estes períodos com temperaturas mais elevadas favorecem a proliferação da espécie. Destaca-se a importância de ações de educação em saúde e o empoderamento da população para a prevenção do agravo e a promoção da saúde, pois, os riscos de acidentes com lagartas venenosas são mais frequentes durante as atividades rurais e de jardinagem. Recomenda-se alguns cuidados, entre eles, o uso de roupas de manga longa, chapéu, bonés e luva de raspas de couro e ainda, a poda de árvores que estejam em áreas de grande circulação de pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Régis Alba, UNOESC

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2012); Especialização em Oncologia pela Universidade Internacional - UNINTER; Especialização em Enfermagem em Urgências e Emergências pela Faculdade UNYLEYA. Experiência em Assistência de Enfermagem em Pronto Socorro, Ortopedia, Clínica Médica, Cirúrgica e Pediátrica. Experiência em Atendimento Pré-hospitalar Móvel. Atualmente é aluno regular do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO) e Docente na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) campus de São Miguel do Oeste.

Downloads

Publicado

2018-09-04

Como Citar

Alba, C. R. (2018). ACIDENTES POR LONOMIA OBLIQUA REGISTRADOS EM UM HOSPITAL REGIONAL NO OESTE DE SANTA CATARINA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 3, e19166. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/19166

Edição

Seção

ACV Resumos