ANÁLISE ECONÔMICA NA CULTURA DA SOJA SUBMETIDA A CONCENTRAÇÕES DE FERTILIZANTES LÍQUIDO QUELATIZADO

Autores

  • Cristina Pimmel unoesc
  • Júnior Bullé Nunes De Carvalho Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) - Chapecó/SC.
  • Cristiano Reschke Lajús Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) - Maravilha/SC.
  • Alceu Cericato Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) - Maravilha/SC.
  • André Sordi Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) - Maravilha/SC.

Resumo

Resumo

 

Os micronutrientes não são menos essenciais, apenas são exigidos em menor quantidade pelas plantas, no entanto, com o aumento do potencial de rendimento das culturas e o consequente aumento da exportação, tornam-se necessários a fertilização. O presente trabalho teve como objetivo analisar economicamente a cultura da soja submetida a concentrações de fertilizantes líquido quelatizado. O experimento foi conduzido na propriedade do Sr. Adilson Nunes de Carvalho localizado no município de São Domingos/SC. Os tratamentos foram: T1: testemunha; T2: 50% da concentração recomendada do fertilizante líquido quelatizado Start Seed L.® (CRFLQ); T3: 100% da CRFLQ e T4: 150% da CRFLQ. O experimento foi realizado em um delineamento experimental em blocos casualizados, com nove repetições, arranjados em faixas. Cada unidade experimental foi constituída por seis linhas de 2 m de comprimento, no espaçamento de 0,45 m nas entrelinhas, sendo as duas primeiras linhas externas foram consideradas como bordaduras. A análise econômica seguiu a metodologia do custo operacional de produção. Ao aplicar o dobro da concentração do fertilizante liquido obteve-se o maior lucro operacional na cultura da soja, com um índice de lucratividade em relação à testemunha de 42,75%. A prática da aplicação do fertilizante líquido quelatizado para a cultura da soja é viável economicamente, quando considerados o custo operacional de produção.

 

Palavras-chave: Soja. Fertilizante líquido quelatizado. Custo operacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júnior Bullé Nunes De Carvalho, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) - Chapecó/SC.

Engenheiro Agrônomo, Aluno do Curso de Especialização Lato Sensu em Produção Vegetal com Ênfase em Agricultura de Precisão, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Cristiano Reschke Lajús, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) - Maravilha/SC.

Doutor em Agronomia, Professor do Curso de Pós Graduação do Programa de Pós Graduação em Estudos Avançados em Produção Vegetal e Agricultura de Precisão, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) - Maravilha/SC.

Alceu Cericato, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) - Maravilha/SC.

Doutor em Administração, Professor do Curso de Pós Graduação do Programa de Pós Graduação em Estudos Avançados em Produção Vegetal e Agricultura de Precisão, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) - Maravilha/SC.

André Sordi, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) - Maravilha/SC.

Mestre em Ciências do solo, Professor do Curso de Agronomia, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) - Maravilha/SC.

Referências

BITENCOURT, Ricardo et al. Adubação da soja usada como residual no cultivo do crambe. Journal of Agronomic Sciences, Umuarama, v.4, n. especial, p.17-30, 2015. Disponível em: <http://www.dca.uem.br/V4NE/02correto.pdf>. Aceso em: 03 de junho de 2018.

CAMARGO, Paulo; SILVA, Ody. Manual de adubação foliar. 1. ed. São Paulo: Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, 2002.

CONAB. Companhia Nacional de Abastecimento. Boletim agroclimático para avaliação de impactos nas culturas. Brasília, CONAB, 2013.

______. Sistema brasileiro de classificação de solo. Brasília, 3. ed. EMBRAPA Solos, 2013.

CONAB - COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Acompanhamento da safra brasileira: V. 3 - SAFRA 2015/16- N. 12- grãos, décimo segundo levantamento, setembro 2016. Disponível em: http://www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/16_09_09_15_18_32_boletim_12_setembro.pdf. Acesso em: 23 maio de 2018.

GOOGLE EARTH, Google Mapas de São Domingos – Brasil, 2014.

MANN, Eliseu Norberto. et al. Efeito da adubação com manganês via solo e foliar em diferentes épocas na cultura da soja (Glycine max (L.) Merril). Ciência agrotécnica, Lavras, v. 25, n. 2, p. 264-273, mar./abr., 2001.

MATSUNAGA, Minoro. et al. Metodologia de custo de produção utilizada pelo IEA. Agricultura em São Paulo, São Paulo, v. 23, t. 1, p. 123-139, 1976.

MENDONÇA, Francisco. DANNI-OLIVEIRA, Inês Moresco. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.

MENEGATTI, Ana Laura Angeli; BARROS, Alexandre Lahóz Mendonça de. Análise comparativa dos custos de produção entre soja transgênica e convencional: um estudo de caso para Estado do Mato Grosso do Sul. Revista Economia e Sociologia Rural, v. 45, n. 1, Brasília, Jan./Mar., 2007.

MOCELINN, Ricardo. Adubação foliar: coletânea de dados e revisão bibliográfica. Canoas: Ômega Fertilizantes, 2004.

OLIVEIRA, Paulo André de. et al. Análise dos custos de produção para o cultivo da soja em cenários distintos de produtividade e preço no interior paulista. Revista Eletrônica de Agronegócio. v. 5, n. esp., dez. 2016.

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

Pimmel, C., Carvalho, J. B. N. D., Lajús, C. R., Cericato, A., & Sordi, A. (2018). ANÁLISE ECONÔMICA NA CULTURA DA SOJA SUBMETIDA A CONCENTRAÇÕES DE FERTILIZANTES LÍQUIDO QUELATIZADO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 3, e17571. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/17571

Edição

Seção

ACET Artigos