EFICIÊNCIA DE FUNGICIDAS MULTISITIOS UTILIZADOS NA CULTURA DA SOJA VISANDO O CONTROLE DA FERRUGEM ASIÁTICA

Autores

  • Leandro Cerezolli Unoesc
  • Cristiano Reschke Lajús Unoesc
  • Alceu Cericato Unoesc
  • André Sordi Unoesc

Resumo

A produção de soja é uma das principais culturas do mercado brasileiro, que se destaca pelos seu alto nível de exportação. Para que se tenha elevados índices de rendimento na cultura da soja é necessário manter a cultura livre de doenças, possibilitando assim gerar um rendimento maior ao produtor. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o rendimento da soja, utilizando métodos de controle preventivo em diferentes aplicações. O experimento foi conduzido a campo, em área de lavoura situada no munícipio de Serra Alta- SC na safra 2017/18. Na implantação da cultura, optou-se pela cultivar Pioneer 96y90, o delineamento utilizado foi o de blocos completos casualizados (DBC) em esquema de parcela sub subdividida (3x2), com 4 repetições. Os tratamentos consistiram com os produtos Clorotalonil, Oxicloreto de cobre, Mancozeb e a Testemunha, avaliando nas parcelas sub divididas a eficiência do fungicida multisitio com duas e três aplicações. Os resultados observados no experimento mostraram que  adição de fungicida multisitio na cultura da soja foi benéfica, no sentido de atrasar a evolução da ferrugem da soja, apresentando diferença significativa nas variáveis respostas.

Palavra chave: Soja. Rendimento. Ferrugem da soja.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Cerezolli, Unoesc

Graduado em Agronomia.

Cristiano Reschke Lajús, Unoesc

Engenheiro Agrônomo, formado em 02 de março de 2002 pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Chapecó, SC. Os cursos de Mestrado e Doutorado em Agronomia, área de concentração em Produção Vegetal, na Universidade de Passo Fundo foram concluídos em fevereiro de 2004 e outubro de 2010. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Doutorado (DINTER) em Ciência e Engenharia de Materiais UFSCar/Unochapecó e professor do Mestrado em Tecnologia e Gestão da Inovação da Universidade Comunitária de Chapecó e da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção Vegetal e Agricultura de Precisão.

Alceu Cericato, Unoesc

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1991) especialização em Administração Rural pela UNOESC (1998), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), e Doutorado pela UNAM - AR (2013). Revalidado pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professor e coordenador de cursos de pós-graduação, em nível de especialização na Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc. É coordenador do curso de Agronomia da Unoesc, Campus de Maravilha. Suas áreas de domínio são: Gestão Ambiental, Direito e Legislação Ambiental, Engenharia de Produção e Produção Vegetal.

André Sordi, Unoesc

Graduação em Agronomia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Referências

CARBONELL, S. A. M et al. Tamanho de grão comercial em cultivares de feijoeiro. Ciência Rural, v.40, p.2067-2073, 2010.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA- EMBRAPA. Soja em números (safra 2013/2014). Disponível em: < https://www.embrapa.br/solos/sibcs/classificacao-de-solos> Acesso em: 25 abr. 2018.

GODOY, C. V.; YORINORI, J. T. Ferrugem Asiática. Revista Plantio Direto. n. 73, p.19-20, 2003.

HARTMAN, G. L.; WANG, T. C.; TSCHANZ,A.T . Soybean rust development and the quantitative relationship between rust severity and soybean yield. Plant Disease. v. 75, p. 596-600, 1991.

MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia noções básicas e climas do Brasil. São Paulo. Oficina de Textos, 2007. 206P.

TECNOLOGIAS de produção de soja – Região Central do Brasil 2014. Londrina: Embrapa Soja, 2013. 265 p. (Embrapa Soja. Sistemas de Produção, 16).

Downloads

Publicado

2018-06-06

Como Citar

Cerezolli, L., Lajús, C. R., Cericato, A., & Sordi, A. (2018). EFICIÊNCIA DE FUNGICIDAS MULTISITIOS UTILIZADOS NA CULTURA DA SOJA VISANDO O CONTROLE DA FERRUGEM ASIÁTICA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 3, e17419. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/17419

Edição

Seção

ACET Artigos