PERCEPÇÃO DOS ADOLESCENTES SOBRE HIV: LONGE DO ALVO

Autores

  • Gabriela Bertochi
  • Indianara Korb Rosa
  • Mirelle Kerkhoff
  • Raquel Lintener
  • Danieli Covalski
  • Crhis Netto de Brum
  • Samuel Spiegelberg Zuge Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: representando uma doença de emergência e pandêmica, a infecção pelo HIV, é considerada um problema de saúde pública afetando na sua grande maioria jovens adolescentes. Objetivo: identificar a percepção dos adolescentes sobre o HIV, a partir do referencial de vulnerabilidade. Método: pesquisa qualitativa exploratória-descritiva. Aplicada em uma escola estadual do Extremo Oeste de Santa Catarina. Os participantes da pesquisa foram jovens de 13 a 19 anos de idade que estavam no ensino médio. Foram apresentadas as seguintes questões: O que tenho feito para cuidar do meu corpo em tempos de HIV? Como vejo o acesso aos serviços de saúde para a prevenção de HIV? Os dados foram analisados conforme a Análise de Discurso Francesa. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética pelo número: 1.154.514. Resultados: segundo relatos dos estudantes, a infecção pelo HIV é uma doença distante, uma coisa rara, mesmo estando suscetíveis , ou seja, não tendo cuidados, eles se sentem protegidos do vírus, pois parece ser de difícil acesso. Parte disso se deve ao fato de que não é possível identificar pessoas portadoras dessa doença, nem por meio de conversas ou tempo de amizade, além das características físicas que não demonstram isso. Acreditam que as pessoas soropositivas apresentam problemas para lidar com a doença e ter relacionamentos, tornando-se uma pessoa infeliz. Conclusão: para mudar a percepção de que essas pessoas estão longe do alvo, torna-se necessário trabalhar com promoção e prevenção em saúde, no ambiente escolar. Palavras-chave: Saúde do adolescente; Saúde do jovem; HIV; Pesquisa qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Spiegelberg Zuge, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pelo PPGENF Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Mestre em Enfermagem pela UFSM/RS. Licenciado em Educação pelo curso de Formação de Professores para a Educação Profissional da UFSM/RS e Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela UFSM. Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde da UFRGS e participante do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Saúde e Cuidado da UFFS. Bolsista de Doutorado/CAPES. Professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor Efetivo da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus SMO. Tem experiência profissional na área da Enfermagem com ênfase em Clínica Cirúrgica e Médica, Centro Cirúrgico, CME e Sala Recuperação Anestésica. Atua nos seguintes temas: abordagem quantitativa, saúde do adulto e idoso,Centro Cirúrgico, Diagnóstico de Enfermagem, Processo de Enfermagem, Condições Crônicas de Saúde, Adesão ao tratamento medicamentoso e questões relacionadas a vulnerabilidade.

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

Bertochi, G., Rosa, I. K., Kerkhoff, M., Lintener, R., Covalski, D., Brum, C. N. de, & Zuge, S. S. (2017). PERCEPÇÃO DOS ADOLESCENTES SOBRE HIV: LONGE DO ALVO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 2, e15790. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/15790

Edição

Seção

ACV Resumos