RELATO DE EXPERIÊNCIA: RISCO DE QUEDA DE PACIENTE EM OBSERVAÇÃO NO PRONTO SOCORRO

Autores

  • Kelven Luis Schaurich
  • Samuel Spiegelberg Zuge Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: queda é o evento em que a pessoa inadvertidamente cai ao solo, chão ou níveis inferiores, excluindo mudança intencional da posição para repouso na mobília, paredes ou outros objetos. Assim, destaca-se que em uma queda pode estar relacionada a fatores intrínsecos, que é o estado fisiológico do paciente, e o fator extrínseco, o qual esta relacionado com o ambiente. Objetivo: relatar experiência de possível risco de queda de paciente hospitalizado. Metodologia: relato de experiência de estagio curricular obrigatório do nono semestre realizado no pronto socorro do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Resultado: paciente vítima de aquaplanagem, sendo arremessado para fora do carro pois estava sem o cinto de segurança, após todas as condutas médicas realizadas, o paciente deveria ser submetido a um exame de tomografia computadorizada, possuindo um porte físico grande, de aproximadamente 130 kg, teve-se o maior cuidado para sua locomoção até o setor de imagem pois os riscos de quede eram elevados tanto no transporte em maca com as grades elevadas como também na transferência da maca para o equipamento de tomografia. Notou-se que o risco de queda neste paciente foi elevado devido a seu porte físico em especial o seu peso, e que na hora da transferência não possuíam pessoas o suficiente para a correta transferência. Conclusão: são múltiplos os fatores que contribuem para a ocorrência de quedas e as causas desses eventos podem envolver fatores intrínsecos e/ou extrínsecos, e a enfermagem deve ter um cuidado especial a fim de diminuir o risco de queda. Palavras-chave - Saúde do Adulto; Atenção hospitar; enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Spiegelberg Zuge, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pelo PPGENF Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Mestre em Enfermagem pela UFSM/RS. Licenciado em Educação pelo curso de Formação de Professores para a Educação Profissional da UFSM/RS e Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela UFSM. Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde da UFRGS e participante do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Saúde e Cuidado da UFFS. Bolsista de Doutorado/CAPES. Professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor Efetivo da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus SMO. Tem experiência profissional na área da Enfermagem com ênfase em Clínica Cirúrgica e Médica, Centro Cirúrgico, CME e Sala Recuperação Anestésica. Atua nos seguintes temas: abordagem quantitativa, saúde do adulto e idoso,Centro Cirúrgico, Diagnóstico de Enfermagem, Processo de Enfermagem, Condições Crônicas de Saúde, Adesão ao tratamento medicamentoso e questões relacionadas a vulnerabilidade.

Downloads

Publicado

2017-11-01

Como Citar

Schaurich, K. L., & Zuge, S. S. (2017). RELATO DE EXPERIÊNCIA: RISCO DE QUEDA DE PACIENTE EM OBSERVAÇÃO NO PRONTO SOCORRO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 2, e15781. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/15781

Edição

Seção

ACV Resumos