EFEITOS DO STEP TRAINING NA FREQUÊNCIA CARDÍACA E PRESSÃO ARTERIAL: UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Andressa Andreola Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina), São Miguel do Oeste
  • Sandra Fachineto Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina), São Miguel do Oeste
  • Andréa Jaqueline Prates Ribeiro Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina), São Miguel do Oeste

Resumo

Neste estudo, será relatado os casos de duas acadêmicas do curso de Educação Física da Unoesc/SMO, que participaram de uma aula de step training, com aferição da pressão arterial em repouso e durante a recuperação. Também foi verificada a frequência cardíaca antes, durante e depois da atividade realizada. Essa atividade interdisciplinar nos possibilitou compreender como o organismo reage às alterações provacadas na frequência cardíaca e pressão arterial por meio de um exercício físico. E que é possível, por meio da integração de dois conteúdos dos componentes de Fisiologia Geral e Teoria e Metodologia do Ensino da Ginástica, levar uma proposta diferente de aula, para o âmbito escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Andreola, Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina), São Miguel do Oeste

Educação Física - ACV

Sandra Fachineto, Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina), São Miguel do Oeste

Educação Física - ACV

Andréa Jaqueline Prates Ribeiro, Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina), São Miguel do Oeste

Educação Física - ACV

Referências

CARVALHO, Michel Ranmerson Moraes de; SILVA, Patricia Quaresma da; PEREIRA, Rodolfo Moura. Frequência cardíaca de repouso em estudantes de Educação Física praticantes e não praticantes de atividade física. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, 2016. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd212/frequencia-cardiaca-de-repouso-em-estudantes.htm>. Acesso em: 14 Mar. 2017.

MCARDLE, Willian D.; KATCH, Frank I.; KATCH, Victor L. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan LTDA, 2011.

PLOWMAN, Sharon A.; SMITH, Denise L. Fisiologia do Exercício para Saúde, Aptidão e Desempenho. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

SILVA, Alisson Gomes da; VIEIRA, Cláudio Augusto Gonçalves de Araújo; RODRIGUES, Vinícius Dias. Pressão arterial: uma breve revisão. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd154/pressao-arterial-uma-breve-revisao.htm>. Acesso em: 20 Jul. 2017.

Downloads

Publicado

2017-09-14

Como Citar

Andreola, A., Fachineto, S., & Prates Ribeiro, A. J. (2017). EFEITOS DO STEP TRAINING NA FREQUÊNCIA CARDÍACA E PRESSÃO ARTERIAL: UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 2, e15166. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/15166

Edição

Seção

ACV Relatos de caso