DIA “D” PREVENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DAS MULHERES: RELATO DE EXPERIÊNCIA ACADÊMICA

Autores

  • Erika Eberlline Pacheco dos Santos Mestra em Enfermagem. Professora do curso de Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus São Miguel do Oeste
  • Franciele Rasch Acadêmica da 7ª fase do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Gabriele Cella Acadêmica da 7ª fase do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Simone Orth Acadêmica da 7ª fase do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Camila Amthauer Doutoranda em Enfermagem. Professora do curso de Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus São Miguel do Oeste

Resumo

As ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, direcionadas à saúde da mulher destacam-se como estratégias fundamentais para a prevenção do câncer de mama e de colo do útero. O objetivo do presente artigo é relatar uma experiência acadêmica de prevenção e promoção da saúde das mulheres ao câncer de mama e colo do útero em um município do Extremo Oeste de Santa Catarina. As ações foram realizadas em um sábado, em turno integral, de forma alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Foram abordados assuntos como o acolhimento à mulher, criação de vínculo, consulta de enfermagem, demonstração da realização do exame das mamas, dinâmica de palpação em mamas de borracha e orientações quanto a importância do exame citopatológico e autoexame das mamas. Estas ações tiveram a intenção de garantir a adesão das mulheres ao autocuidado e aumentar a adesão ao exame citopatológico. A realização desta ação em saúde com as mulheres foi uma oportunidade ímpar, possibilitando a inserção das acadêmicas à realidade social das mulheres, colaborando para a reflexão no que se refere à atenção humanizada na saúde da mulher.
Palavas-chave: Saúde da Mulher. Neoplasias da Mama. Neoplasias do Colo do Útero. Prevenção de Doenças. Educação em Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Rastreamento. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama/Ministério da Saúde. 2. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013.

CASTRO, R. Cancer na Mídia: uma questão de saúde pública. Revista Brasileira de Cancerologia; v. 55; n. 1, p.41-48, 2009.

DUAVY, L. M. et al. A percepção da mulher sobre o exame preventivo do câncer cérvico-uterino: estudo de caso. Ciência e Saúde Coletiva; v. 12, n. 3, p. 733-742, 2007.

FERREIRA, P. C. A. et al. Educação e assistência fisioterapêutica às pacientes pós-cirurgia do câncer de cama. Belo Horizonte, 2005. Disponível em: <https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/0693.pdf>. Acesso em: 29 abril, 2017.

INCA. Instituto Nacional de Câncer. Estimativa 2016. Incidência do Câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2015.

MACHADO, F. S.; PINHO, I. G.; LEITE, C. V. A prevenção do câncer de mama pela atenção primária sob a ótica de mulheres com esta patologia. Rev Enferm. Integrada. Ipatinga: Unileste-MG. v. 2, n. 2. nov./dez. 2009.

ONCOGUIA. Estimativas de câncer no mundo. Instituto Oncoguia, 2015. Disponível em: <http://www.oncoguia.org.br/conteudo/estimativas-no-mundo/1706/1/> Acesso em: 25 abr.2017.

SANTANA, R. F.; ALMEIDA, K. S.; SAVOLDI, N. A. M. Indicativos de aplicabilidade das orientações de enfermagem no cotidiano de cuidadores de portadores de Alzheimer. Rev Esc Enferm. USP; 43, 459-464, 2009.

Downloads

Publicado

2017-07-27

Como Citar

Santos, E. E. P. dos, Rasch, F., Cella, G., Orth, S., & Amthauer, C. (2017). DIA “D” PREVENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DAS MULHERES: RELATO DE EXPERIÊNCIA ACADÊMICA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 2, e14089. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/14089

Edição

Seção

ACV Artigos