VIVÊNCIAS DE MULHERES AO ALEITAMENTO MATERNO NOS SEIS PRIMEIROS MESES DO BEBE: NOTA PRÉVIA

Autores

  • Erika Eberlline Pacheco dos Santos UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Daiana Cristina Furlanetto UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Iassana Mara Furlanetto UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Resumo

Introdução: O aleitamento materno tem sido enfatizado em diversos documentos da Organização Mundial de Saúde (OMS), onde se recomenda que as mulheres amamentem exclusivamente até os seis meses de vida da criança. Pergunta orientadora do estudo: como é a vivência da amamentação para mulheres nos primeiros seis meses de vida da criança? Objetivo: descrever as vivências da amamentação para mulheres nos primeiros seis primeiros meses da criança. Método: pesquisa qualitativa descritiva-exploratória, desenvolvida nas Estratégias de Saúde da Família de São Miguel do Oeste. A população será composta por mulheres que amamentaram exclusivamente ou não seus filhos nos primeiros seis meses de vida. Critérios de inclusão: ser mulher, mães de crianças com idade entre sete meses e dois anos; residir em São Miguel do Oeste/SC; pertencer a um ESF do município; ter amamentado exclusivamente ou não. Serão excluídas: mulheres que apresentarem alguma limitação cognitiva ou mental; não residirem em São Miguel do Oeste; não fazer parte de nenhum ESF do município. A coleta será realizada por meio de entrevista semiestruturada com perguntas relacionadas à vivência da amamentação nos seis primeiros meses da criança. Analise ocorrerá por meio da Analise de Conteúdo do Tipo Temática de Minayo. A pesquisa atenderá a Resolução Nº466/12. Resultados esperados: O estudo possibilitará desvendar as vivências das mulheres durante a fase de aleitamento materno exclusivo, subsidiando o planejamento de ações a serem realizadas pela enfermagem, em prol de melhorar a adesão ao aleitamento materno exclusivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Eberlline Pacheco dos Santos, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

MESTRA. PROFESSORA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - CAMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE.

Daiana Cristina Furlanetto, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

ACADEMICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - CAMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE.

Iassana Mara Furlanetto, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

ACADEMICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - CAMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

dos Santos, E. E. P., Furlanetto, D. C., & Furlanetto, I. M. (2017). VIVÊNCIAS DE MULHERES AO ALEITAMENTO MATERNO NOS SEIS PRIMEIROS MESES DO BEBE: NOTA PRÉVIA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 2, e13020. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/13020

Edição

Seção

ACV Resumos