ATIVIDADE CURRICULAR COMPLEMENTAR FOCADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Elis Regina Frigeri Unoesc-SMO
  • Eliéser Felipe Livinalli

Resumo

Com o intuito de aprimorar o conhecimento dos alunos frente à Educação Física desenvolvida na primeira etapa da educação básica, é que percebeu-se a necessidade de ofertar a atividade curricular complementar para os alunos da 8a fase A e 8a fase B com foco na educação infantil. Sendo assim, buscou-se elaborar e desenvolver uma ação didático-pedagógica destacando a importância da Educação Física na educação infantil, além de discorrer sobre as leis que regem a educação infantil. Para isto, foram desenvolvidos 04 encontros num total de 16 horas, sendo que foi trabalhado com os acadêmicos sobre as leis que regem a educação infantil. Também foram desenvolvidas atividades práticas envolvendo o jogo, a brincadeira e a ludicidade como ferramentas para desenvolver os aspectos motores, cognitivos e sociais dos alunos da educação infantil. Além dos professores do curso de graduação, duas professoras de Educação Física e uma pedagoga apresentaram para os acadêmicos conteúdos e estratégias por elas desenvolvidas no dia-a-dia de escolas com alunos da primeira infância.Verificou-se que a Educação Física na educação infantil proporciona à criança aprendizado por meio do brincar, assim o aluno se desenvolve de forma integral. Para isso são necessários profissionais comprometidos e capacitados para trabalhar com esta faixa etária.
Concluí-se que trabalhar a Educação Física no ensino infantil faz-se de suma importância, pois nesta fase a criança deve estar movimentando-se de forma que este traga aprendizado, integrando corpo, cultural e linguagem corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Como Citar

Frigeri, E. R., & Livinalli, E. F. (2016). ATIVIDADE CURRICULAR COMPLEMENTAR FOCADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 1, e12862. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/12862

Edição

Seção

ACV Resumos