IMPLANTAÇÃO DE LUDOTECAS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS EM APAES

Autores

  • Lisandra Antunes Oliveira Unoesc
  • Alessandra Ludwig

Resumo

Na disciplina Técnicas de Avaliação e Intervenção Psicossocial, ministrada pelaprofessora Lisandra Antunes de Oliveira no curso de Psicologia da Unoesc de Pinhalzinho, em 2015-2, desenvolveu-se o projeto, que tem como objetivos, propor a criação de um espaço de Ludotecas no currículo das APAES, sendo as Ludotecas um espaço de resgate do lúdico infantil, possibilitando as crianças usufruírem dos benefícios emocionais, afetivos, cognitivos e culturais, que a brincadeira pode proporcionar.

Primeiramente o projeto foi apresentado na Unoesc, posteriormente através de oportunidades fora demostrada na APAE de Pinhalzinho.

O projeto tem a finalidade de garantir o direito de brincar, assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, para estas crianças que possuem alguma necessidade especial. Deste modo, implementou-se um espaço para que as crianças pudessem brincar dentro do ambiente da APAE, explorando seu desenvolvimento através de jogos, brincadeiras que busquem a expressão sentimentos, melhorando sua autonomia, estimulando suas potencialidades, além de buscar fortalecer ovinculo das crianças com seus familiares e cuidadores, procurando promover uma maior qualidade de vida para ambos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisandra Antunes Oliveira, Unoesc

Lisandra Antunes de Oliveira, Psicóloga,Pós-Graduada em Abordagem Centrada na Pessoa UNILASSALE/RS,  Mestre em Psicologia Social e da Personalidade PUC/RS, Professora do Curso de Psicologia e Coordenadora do Curso de Psiclogia da Unoesc. Curso este concentraddo na área das Ciências Humanas e Sociais.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

Oliveira, L. A., & Ludwig, A. (2016). IMPLANTAÇÃO DE LUDOTECAS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS EM APAES. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 1, e12001. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/12001

Edição

Seção

ACV Inserção na comunidade