DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS NO ESTADO DE RONDÔNIA
Resumo
A educação quilombola é respaldada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e a Lei 10.639/03, que estabelece a educação das relações étnico-raciais nas escolas. O objetivo da pesquisa foi apresentar as características das comunidades remanescentes de quilombolas e investigar quais os maiores desafios enfrentados na educação dessas comunidades do Vale do Rio Guaporé, estado de Rondônia. A metodologia utilizada para obtenção dos dados foi a pesquisa bibliográfica, contando com o aporte teórico de autores como: Fotopoulos (2014), Farias Jr (2011), Carril (2017), entre outros que discorrem sobre as comunidades remanescentes de quilombolas do Vale do Guaporé, sobre a educação e suas especificidades. Os resultados indicaram que a educação quilombola no Vale do Rio Guaporé enfrenta inúmeros desafios, tanto referente a estrutura física escolar, quanto as políticas públicas e a assistência a essas comunidades. Outros fatores também devem ser considerados, como o reconhecimento cultural, a localização geográfica, o processo de luta e resistência e a importância de políticas públicas que atendam as particularidades de uma educação diferenciada.
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