DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS NO ESTADO DE RONDÔNIA

Autores

  • Reginaldo de Oliveira Nunes Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Juliana Santos Costa Universidade Federal de Rondônia

Resumo

A educação quilombola é respaldada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e a Lei 10.639/03, que estabelece a educação das relações étnico-raciais nas escolas. O objetivo da pesquisa foi apresentar as características das comunidades remanescentes de quilombolas e investigar quais os maiores desafios enfrentados na educação dessas comunidades do Vale do Rio Guaporé, estado de Rondônia. A metodologia utilizada para obtenção dos dados foi a pesquisa bibliográfica, contando com o aporte teórico de autores como: Fotopoulos (2014), Farias Jr (2011), Carril (2017), entre outros que discorrem sobre as comunidades remanescentes de quilombolas do Vale do Guaporé, sobre a educação e suas especificidades. Os resultados indicaram que a educação quilombola no Vale do Rio Guaporé enfrenta inúmeros desafios, tanto referente a estrutura física escolar, quanto as políticas públicas e a assistência a essas comunidades. Outros fatores também devem ser considerados, como o reconhecimento cultural, a localização geográfica, o processo de luta e resistência e a importância de políticas públicas que atendam as particularidades de uma educação diferenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Santos Costa, Universidade Federal de Rondônia

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia. Universidade Federal de Rondônia. Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais. Campus de Ji-Paraná. 

Downloads

Publicado

09-12-2021

Como Citar

de Oliveira Nunes, R., & Santos Costa, J. (2021). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS NO ESTADO DE RONDÔNIA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 6, e29845. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/29845

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Artigos