DEFINIÇÕES TEÓRICO-PEDAGÓGICAS DAS DISCIPLINARIDADES E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Iuri da Cruz Oliveira Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Reginaldo de Oliveira Nunes Universidade Federal de Rondônia - UNIR https://orcid.org/0000-0003-4287-9036

Resumo

Ao surgir novos problemas, surge a necessidade de novos aprendizados, que proporcionem formas de interação e interpretação com a realidade. O artigo apresenta definições sobre os conceitos de multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, de forma simples e objetiva, buscando esclarecer dúvidas sobre tais definições. Trata-se de uma pesquisa exploratória, por meio da revisão de literatura sobre os temas. Os resultados apontam que são muitas as dúvidas nos conceitos, que dificultam ainda mais coloca-los em prática no cotidiano do trabalho docente. Nesse sentido, deve-se estar atento as transformações para que o conhecimento seja tratado de forma global, em conjunto com o máximo de disciplinas e não de maneira isolada, fragmentado, sem conexões e inter-relações entre si. Nesta perspectiva de suprir a necessidade de uma integração entre as disciplinas é que se pode fazer uso das definições teórico-pedagógicas, buscando coloca-las em prática e consequentemente melhoria o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iuri da Cruz Oliveira, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestre em Ensino de Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Integrante do Grupo de Pesquisa em Etnoconhecimento e Pesquisa em Educação (GPEPE). E-mail: iuricruzmpf@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2396-0541.

Downloads

Publicado

13-07-2020

Como Citar

da Cruz Oliveira, I., & de Oliveira Nunes, R. (2020). DEFINIÇÕES TEÓRICO-PEDAGÓGICAS DAS DISCIPLINARIDADES E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO . Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 5, e24742. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/24742

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Artigos