https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuj/issue/feed Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc Joaçaba 2020-07-13T11:01:37+00:00 Dagmar Bittencourt Mena Barreto dagmar.barreto@unoesc.edu.br Open Journal Systems <p>E-ISSN 2525-4669</p> <p>Publicação contínua – o conteúdo e a revisão do texto são de responsabilidade dos autores.</p> https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/23680 Folha de Rosto 2019-12-17T14:14:00+00:00 Editora Unoesc editora@unoesc.edu.br 2019-12-17T14:08:21+00:00 Copyright (c) 2019 Editora Unoesc https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/23752 DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SENSÓRIO-MOTORAS POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS: UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA NO CERT 2020-01-31T22:54:23+00:00 Elisabeth Baretta elisabeth.baretta@unoesc.edu.br Andressa Vedovatto Rayzer andressarayzer33@gmail.com Higor Matheus Alves Garcia higorrs83@gmail.com Jacqueline Salete Baptista Righi jacquerighi@yahoo.com.br <p>As práticas sensório-motoras são atividades de movimentação e percepção por meio dos órgãos sensoriais e potencializam as habilidades das crianças com relação ao movimento. O objetivo deste projeto foi desenvolver a relação entre corpo e mente por meio de jogos lúdicos estimulando as percepções visual, tátil e auditiva, a atenção e concentração, incluindo a prática de atividades inclusivas no cotidiano escolar. Ao enriquecermos o repertório motor das crianças por meio de atividades sensório-motoras, oportunizamos o desenvolvimento das capacidades que consideramos indispensáveis nesta fase de desenvolvimento. Para os bolsistas do Pibid, a experiência de ser mediador do projeto proporcionou grande aprendizado no processo docente e suporte significativo na organização de novos saberes.</p> 2020-01-31T22:54:22+00:00 Copyright (c) 2020 Elisabeth Baretta, Andressa Vedovatto Rayzer, Higor Matheus Alves Garcia, Jacqueline Salete Baptista Righi https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/23749 FESTAS JUNINAS, SUAS CULTURAS E TRADIÇÕES: UMA PROPOSTA PIBIDIANA 2020-01-30T12:20:58+00:00 Elisabeth Baretta elisabeth.baretta@unoesc.edu.br Andressa Vedovatto Rayser andressarayzer33@gmail.com Fernanda Cristiane Muller nandamuller303@gmail.com Guilherme Bissani bissaniguilherme@gmail.com Lucas Bertotti balaomineiro@gmail.com Jacqueline Salete Baptista Righi jacquerighi@yahoo.com.br <p>A dança contribui para o desenvolvimento da consciência corporal, sendo indispensável para o desenvolvimento físico, mental, afetivo e social. Este projeto teve como objetivo despertar o interesse dos escolares pela cultura junina, contribuindo para o desenvolvimento da expressão corporal e socialização por meio da ludicidade e danças típicas. Foram desenvolvidas coreografias com a temática junina e uma mini gincana com atividades lúdicas. Proporcionar eventos como este evidenciam o quanto as regiões são ricas culturalmente e o quanto se pode aprender com elas. Estar inserido no ambiente escolar e participar efetivamente de projetos que contribuam para o ensino e a aprendizagem dos escolares oportuniza aos acadêmicos bolsistas adquirir novas vivências e capacitação única na docência.</p> 2020-01-30T12:20:58+00:00 Copyright (c) 2020 Elisabeth Baretta, Andressa Vedovatto Rayser, Fernanda Cristiane Muller, Guilherme Bissani, Lucas Bertotti, Jacqueline Salete Baptista Righi https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/24329 EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A PREVENÇÃO AO COVID 19 2020-06-02T12:46:52+00:00 dany geraldo kramer dgkcs@yahoo.com.br MARIA JOSILENE LEONARDO DA SILVA mariajosilene2@gmail.com GERALDO BARROSO CAVALCANTI JUNIOR gbcjunior2@hotmail.com ANESIO MENDES DE SOUSA anesiomendes4@gmail.com <p>O coronavírus é um vírus envelopado e de RNA, sendo transmitido principalmente por gotículas respiratórias emitidas no ambiente por tosse/espirro. Esse vírus é responsável pela pandemia do COVID 19 atual, acarretando em milhões de infectados e dezenas de milhares de mortes no mundo. Assim, as atividades de extensão por meio de ações de educação em saúde se fazem importantes para conscientização da população a cerca das medidas de prevenção a COVID 19. Neste contexto o presente artigo teve por objetivo discorrer sobre a importância de ações de educação em saúde, por meio de ações de extensão, para a prevenção a COVID 19.</p> 2020-06-02T12:46:51+00:00 Copyright (c) 2020 dany geraldo kramer, MARIA JOSILENE LEONARDO DA SILVA, GERALDO BARROSO CAVALCANTI JUNIOR, ANESIO MENDES DE SOUSA https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/24742 DEFINIÇÕES TEÓRICO-PEDAGÓGICAS DAS DISCIPLINARIDADES E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO 2020-07-13T11:01:37+00:00 Iuri da Cruz Oliveira iuricruzmpf@gmail.com Reginaldo de Oliveira Nunes reginaldonunes@unir.br <p class="TextoResumo">Ao surgir novos problemas, surge a necessidade de novos aprendizados, que proporcionem formas de interação e interpretação com a realidade. O artigo apresenta definições sobre os conceitos de multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, de forma simples e objetiva, buscando esclarecer dúvidas sobre tais definições. Trata-se de uma pesquisa exploratória, por meio da revisão de literatura sobre os temas. Os resultados apontam que são muitas as dúvidas nos conceitos, que dificultam ainda mais coloca-los em prática no cotidiano do trabalho docente. Nesse sentido, deve-se estar atento as transformações para que o conhecimento seja tratado de forma global, em conjunto com o máximo de disciplinas e não de maneira isolada, fragmentado, sem conexões e inter-relações entre si. Nesta perspectiva de suprir a necessidade de uma integração entre as disciplinas é que se pode fazer uso das definições teórico-pedagógicas, buscando coloca-las em prática e consequentemente melhoria o processo de ensino e aprendizagem.</p> 2020-07-13T11:01:37+00:00 Copyright (c) 2020 Iuri da Cruz Oliveira, Reginaldo de Oliveira Nunes