COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS DO VALE DO GUAPORÉ: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E LUTAS SOCIAIS

HISTORY, EDUCATION AND SOCIAL STRUGGLES

Autores

  • Angélica Arruda de Souza Universidade Federal de Rondônia
  • Katia Aparecida da Silva Marques Universidade Federal de Rondônia
  • Maira Bernaldo Rocha Universidade Federal de Rondônia
  • Vania Cristina Teodoro Moreira Universidade Federal de Rondônia
  • Reginaldo de Oliveira Nunes Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo abordar alguns aspectos e características das comunidades quilombolas, sua origem, reivindicações e pertencimento social. Este trabalho foi fundamentado em uma metodologia de pesquisa bibliográfica em artigos encontrados na internet e baseado nas discussões e aprendizados em sala de aula sobre os conhecimentos da educação com os povos da floresta. Durante o desenvolvimento foi discorrido sobre os quilombolas do Vale do Guaporé, localizado no território de Rondônia e alguns aspectos gerais da educação pelo qual eles lutam. A linguagem utilizada nesse trabalho foi a mais simples e clara possível, possibilitando o entendimento do mesmo por qualquer pessoa, por mais leiga que ela seja no assunto, uma vez que ele tem como objetivo principal, apresentar esses povos as pessoas comuns da nossa sociedade que por vezes não fazem ideia de sua existência e necessidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Arruda de Souza, Universidade Federal de Rondônia

Angélica Arruda de Souza é graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Ji-Paraná, Rondônia. Endereço eletrônico: angelikarruda7@gmail.com

Katia Aparecida da Silva Marques, Universidade Federal de Rondônia

Katia Aparecida da Silva Marques é graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Ji-Paraná, Rondônia. Endereço eletrônico: katiavictor385@gmail.com

Maira Bernaldo Rocha, Universidade Federal de Rondônia

Maira Bernaldo Rocha é graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Ji-Paraná, Rondônia. Endereço eletrônico: maira.bernaldo@gmail.com

Vania Cristina Teodoro Moreira, Universidade Federal de Rondônia

Vania Cristina Teodoro Moreira é graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Ji-Paraná, Rondônia. Endereço eletrônico: vaniacrisopo@gmail.com

Downloads

Publicado

2022-04-11

Como Citar

Arruda de Souza, A., Aparecida da Silva Marques, K., Bernaldo Rocha, M., Cristina Teodoro Moreira, V., & de Oliveira Nunes, R. (2022). COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS DO VALE DO GUAPORÉ: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E LUTAS SOCIAIS: HISTORY, EDUCATION AND SOCIAL STRUGGLES. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 7, e30121. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/30121

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Artigos