A RELEVÂNCIA DA ESCOLA AOS POVOS DA FLORESTA AMAZÔNICA

Autores

  • Andressa Pereira dos Santos Universidade Federal de Rondônia
  • Dilma Brites de Oliveira Universidade Federal de Rondônia
  • Jeane Fátima Ferreira Lima Universidade Federal de Rondônia
  • Reginaldo de Oliveira Nunes Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Resumo

O objetivo da pesquisa foi realizar um estudo sobre a relevância da escola para os povos da floresta, especificamente os povos indígenas do estado de Rondônia, utilizando-se da pesquisa bibliográfica. Com as mudanças ocorridas nos últimos anos nas políticas de educação, houve um reconhecimento em relação a diversidade e a pluralidade étnico-cultural da sociedade brasileira. Com a pesquisa foi possível observar também como ocorreu o surgimento das escolas no contexto indígena, mostrar as leis que asseguram os direitos dos indígenas, assim como a elaboração de currículos interculturais. Também identificou-se as contribuições que as escolas trouxeram para os povos da floresta e abordou-se questões referentes aos desafios enfrentados pelos povos indígenas para acesso à uma educação de qualidade. Observa-se que a luta pela preservação dos seus costumes, cultura, conhecimentos, linguagem e tantas outras especificidades são essenciais aos povos indígenas e a escola assume esse papel protagonista na aldeia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Pereira dos Santos, Universidade Federal de Rondônia

Graduanda no curso de Licenciatura em Pedagogia, da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Departametno Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais - DACHS, Campus de Ji-Paraná, Rondônia.

Dilma Brites de Oliveira, Universidade Federal de Rondônia

Graduanda no curso de Licenciatura em Pedagogia, da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Departametno Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais - DACHS, Campus de Ji-Paraná, Rondônia.

Jeane Fátima Ferreira Lima, Universidade Federal de Rondônia

Graduanda no curso de Licenciatura em Pedagogia, da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Departametno Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais - DACHS, Campus de Ji-Paraná, Rondônia.

Downloads

Publicado

2022-04-11

Como Citar

Pereira dos Santos, A., Brites de Oliveira, D., Fátima Ferreira Lima, J., & de Oliveira Nunes, R. (2022). A RELEVÂNCIA DA ESCOLA AOS POVOS DA FLORESTA AMAZÔNICA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 7, e30103. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/30103

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Artigos