FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE TEORIAS E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS

REFLECTIONS ON CONTEMPORARY PEDAGOGICAL THEORIES AND CONCEPTIONS

Autores

  • Reginaldo de Oliveira Nunes Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Iuri da Cruz Oliveira Universidade Federal de Rondônia

Resumo

A formação de professores é fundamental visando o desenvolvimento de práticas pedagógicas que garantam a aprendizagem. O objetivo do trabalho é realizar uma revisão bibliográfica abordando a temática em questão. Envolveu discussões sobre os pressupostos teóricos e práticas das concepções avaliativas, justificando a importância do educador conhecer o processo de construção do percurso histórico da educação, descrevendo pressupostos teóricos e práticos das teorias curriculares não crítica ou tradicional, crítica e pós-crítica, expondo também a gestão da sala de aula, com as práticas que podem oportunizar a melhoria da aprendizagem e uma discussão sobre a atuação docente no desenvolvimento das aprendizagens.

Biografia do Autor

Iuri da Cruz Oliveira, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Ensino de Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Integrante do  Grupo  de  Pesquisa  em  Etnoconhecimento  e  Pesquisa  em  Educação  (GPEPE). E-mail: iuricruzmpf@gmail.com. ORCID:https://orcid.org/0000-0003-2396-0541

Downloads

Publicado

2021-12-09

Como Citar

de Oliveira Nunes, R., & da Cruz Oliveira, I. (2021). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE TEORIAS E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS: REFLECTIONS ON CONTEMPORARY PEDAGOGICAL THEORIES AND CONCEPTIONS. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 6, e29810. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/29810

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Artigos