PRÁTICAS DE LEITURA DOS ALUNOS INGRESSANTES NA UNOESC

Autores

  • Schaiana Aline Held UNOESC
  • Regina Oneda Mello UNOESC
  • Ardinete Rover

Resumo

A Universidade pressupõe trabalho intelectual, o que exige um número considerável de leitura de textos científicos, considerando-se que ciência e leitura são fenômenos inter-relacionados. O objetivo deste estudo foi investigar quais são os hábitos de leitura de alunos ingressantes nos cursos de graduação na Universidade do Oeste de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa quantitativa com abordagens qualitativas, realizada nos semestres de 2019-2, 2020-1 e 2020-2. Quanto aos objetivos caracteriza-se como pesquisa exploratória e descritiva, e quanto aos procedimentos é do tipo
levantamento ou survey. A amostra da pesquisa é constituída por 913 alunos matriculados no componente curricular Linguagem e Método Científico. Os questionários foram aplicados via portal de ensino (moodle) no ano de 2019 e formulário google docs em 2020. Os dados, analisados de acordo com a estatística descritiva, evidenciam que os alunos entrevistados leem pouco e dedicam poucas horas do seu tempo à leitura, alegando que a falta de tempo é o principal fator para que isso ocorra.

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Publicado

2021-10-20

Como Citar

Held, S. A., Oneda Mello, R., & Rover, A. (2021). PRÁTICAS DE LEITURA DOS ALUNOS INGRESSANTES NA UNOESC. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 6, e29510. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/29510

Edição

Seção

Área das Ciências Sociais – Artigos