MUTISMO SELETIVO NO AMBIENTE ESCOLARO DO ARTIGO

Autores

  • Patrícia Aparecida Pedroso UNOESC
  • Daniela Hoffmann Unoesc Virtual

Resumo

A comunicação verbal é importante para a socialização entre pares na escola, durante a convivência nesse ambiente, e principalmente na sala de aula, que deve ser também, espaço de alegria, convivência, conhecimento e inclusão, como no caso do Mutismo Seletivo. O presente artigo justifica-se pela inquietação, em entender melhor o transtorno psicológico de “Mutismo Seletivo”, suas características, causas e consequências para o desenvolvimento social e na aprendizagem da criança assim diagnosticada. A pesquisa é pautada numa revisão bibliográfica, com caráter exploratório e descritivo, e também, em meu relato da vivência como docente de uma aluna mutista do 3° ano do ensino fundamental anos iniciais. O objetivo deste artigo é esclarecer, orientar e difundir esse tema “Mutismo Seletivo”, que ainda é pouco conhecido e compreendido para estudantes, professores, profissionais da educação e demais pessoas que possam precisar lidar ou encaminhar crianças nestas condições e desta forma contribuir para a inclusão escolar.Desta forma se espera que este trabalho possa contribuir para o esclarecimento desse assunto aos que tem curiosidade, interesse e necessidade de conhecer mais sobre o tema.

Palavras- chave: Inclusão. Aprendizagem. Cotidiano Escolar.

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Biografia do Autor

Patrícia Aparecida Pedroso, UNOESC

Coordenadora de gestão do PIBID /UNOESC

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Publicado

22-10-2019

Como Citar

Pedroso, P. A., & Hoffmann, D. (2019). MUTISMO SELETIVO NO AMBIENTE ESCOLARO DO ARTIGO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 4, e23135. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/23135

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Artigos