PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO: SUA IMPORTÂNCIA PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Iára Castegnaro UNOESC - UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Resumo

A história da educação é marcada por grandes mudanças, devido à necessidade de se adequar às transformações da sociedade. Nesse sentido, o presente artigo tem por finalidade proporcionar uma visão mais ampla aos acadêmicos do curso de Pedagogia sobre a importância do Projeto Politico Pedagógico para a gestão educacional no que tange a organização do trabalho escolar na educação infantil.
Para o desenvolvimento deste estudo valeu-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental, o instrumento utilizado foi um questinários semi estruturado e os dados doram coletados em um Projeto Politico Pedagógico o qual sugere que seja um documento orietador das práticas educativas atendendo as necessidades, interesses da escola e o desenvolvimento das crianças em todos os aspectos, social, cognitivo, afetivo, motor. Sendo de suma importância para enfrentar a complexidade educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iára Castegnaro, UNOESC - UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Professor mestre em educação Iára Castegnaro, coordenadora dos estágios não obrigatórios e do programa dos egressos.

Referências

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília : MEC, 1996.

GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 1983.

STRIEDER, Roque. Diretrizes para elaboração de projetos de pesquisa:

metodologia do trabalho científico. Joaçaba: Unoesc, 2009.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 15ª ed. 2013.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto político-pedagógico da escola: Uma construção possível. Campinas, SP; Papirus, 19ª ed. 2005.

Downloads

Publicado

24-05-2018

Como Citar

Castegnaro, I. (2018). PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO: SUA IMPORTÂNCIA PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 3, e17385. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/17385

Edição

Seção

ACH Artigos