A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA NA PERCEPÇÃO DOS GESTORES: um estudo dirigido a uma empresa do meio oeste catarinense

Autores

  • Gislaine Boeno de Oliveira Unoesc
  • Reginaldo Aparecido de Oliveira Unoesc

Resumo

O estudo tem como objetivo identificar a importância da controladoria para exercer funções junto a gestão financeira, na percepção dos gestores de uma empresa de médio porte, verificando seu potencial de atuação e colaboração na gestão administrativa. Trata-se de uma pesquisa exploratória, aplicada e tendo como base o estudo de caso e a pesquisa bibliográfica. O estudo de caso é resultado da observação do ambiente interno e conversa informal com gestores de uma empresa de médio porte, fabricante de bombas hidráulicas e outros produtos correlatos. Pela pesquisa, levantou-se que a empresa não possui um departamento de controladoria constituído, sendo a responsabilidade das informações oriundas desta área ainda de cada gestor em seu setor e da gestão geral, nos casos de financiamento, investimentos, volume de capital para a manutenção e desenvolvimento da empresa e demais aspectos econômicos e estruturais, sempre apoiada nos relatórios e documentos financeiros e contábeis. Pelo estudo se observou a organização da empresa e o foco dos gestores no controle, entretanto, é possível inferir que o setor financeiro tem pouca responsabilidade e autonomia para decidir e controlar. Está mais direcionada às atividades financeiras do cotidiano da empresa, sendo a gestão exercida pelo setor limitado a essas ações. Corroborando com o estudo, avalia-se que a estrutura atual da empresa está adequada, mas poderia melhorar se fosse implementado um planejamento de controle mais específico, voltado apenas às funções de controle e não como mais uma das funções dos gestores. Poderia ser designado a um dos gestores geral ou de departamento, estruturar e coordenar um órgão como a controladoria dentro da empresa, de forma a focar especificamente nas atividades de análise de resultado e gestão da estrutura de capitais e assim ampliar a gama de informações a serem integralizadas para o fim de soluções e resoluções mais eficientes para a tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislaine Boeno de Oliveira, Unoesc

Especialista em Administração Financeira da Universidade do Oeste de Santa Catarina – (Unoesc), Campus de Joaçaba

Reginaldo Aparecido de Oliveira, Unoesc

Mestre em Ciências Contábeis pela Unisinos – RS. Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). 

Referências

ALMEIDA, L. B.; PARISI, C.; PEREIRA, C. A. Controladoria. In: CATELLI A. (Coord.). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica GECON. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001. p. 341-356.

ANDRADE, M. M. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

ASSAF NETO, A. LIMA, F. G. Curso de administração financeira. São Paulo: Atlas, 2009.

BEUREN, I. M. O papel da Controladoria no processo de gestão. In: SCHMIDT, P. (Org.) Controladoria: agregando valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.

BIANCHINI, V. K. et al. Ferramentas Utilizadas na gestão financeira: um estudo multi-casos em empresas do setor metal-mecânico. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 29., 2009, Salvador. Anais Integrando Tecnologia e Gestão. Salvador, 2009.

BORINELLI, M.L.; ROCHA, W. Práticas de Controladoria: um estudo nas cem maiores empresas privadas que atuam no Brasil. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 7., 2007. São Paulo. Anais... São Paulo, 2007.

BORINELLI M. L. Estrutura conceitual básica de controladoria: sistematização à luz da teoria e da práxis. São Paulo, 2006. 352 f. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis)–Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Departamento de Contabilidade e Atuária, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. São Paulo: FEA-USP, 2006.

BRUNI, A. L.; GOMES, S.M.S. Controladoria: conceitos, ferramentas e desafios Salvador: Edufba, 2010.

CATELLI, A. Controladoria: uma abordagem da Gestão Econômica – GECON. São Paulo: Atlas, 2001.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GONÇALVES, M. A. Serviços compartilhados: estudo de caso da área de controladoria no Brasil em uma empresa de vitaminas compartilhando serviços para alguns países da América Latina. 2005. 127 f. Dissertação (Mestrado) FECAP-Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.

LUNKES, R. J. et al. Funções da controladoria: Um estudo nas 100 maiores empresas do Estado de Santa Catarina. Análise Psicológica, Lisboa, Portugal, v. 2, p. 345-361, 2011.

MEDEIROS, C. S. C.; RABELO, E. C. O perfil da controladoria em concessionárias de veículos do município de Tubarão (SC). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 7., 2010, Belo Horizonte, Anais... Belo Horizonte: ABC, 2010.

MORANTE, A. S.; JORGE, F.T. Controladoria: análise financeira, planejamento e controle orçamentário. São Paulo: Atlas, 2008.

NASCIMENTO A.M.; REGINATO, L. Controladoria: instrumentos de apoio ao processo decisório. São Paulo: Atlas, 2010.

NASCIMENTO, F. R. V. et al. A Controladoria como Suporte ao Processo de Gestão numa Empresa do Comércio Varejista. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, 2005.

OLIVEIRA, L.M.; PEREZ JUNIOR, J. H.; SILVA, C. A. S. Controladoria estratégica. São Paulo: Atlas, 2007.

PADOVEZE, C. L. Controladoria Estratégica e Operacional: conceitos, estrutura, aplicação. São Paulo: Thomson, 2003.

PELEIAS, I. R. Controladoria: gestão eficaz utilizando padrões. São Paulo: Saraiva, 2002.

PIEVE, E. et al. A utilização da controladoria e os benefícios de um modelo de gestão: estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços. Revista Contabilidade & Amazônia, Amazônia: Sinop, v. 3, n. 1, 2010. Disponível em: ‹http://www.contabilidadeamazonia.com.br/artigos/artigo_66artigo_10.pdf› Acesso em: 14 mar. 2018.

PEREIRA, D. L. et al. A controladoria e sua relação com o planejamento estratégico: o caso de uma multinacional no interior do Paraná. Revista Eletrônica Fafit/Facic, Itararé, SP, v. 2, n. 2, p. 11-21, 2011.

USSMAN, A.M. Empresas familiares. Lisboa: Sílabo, 2004.

Downloads

Publicado

23-05-2018

Como Citar

Boeno de Oliveira, G., & de Oliveira, R. A. (2018). A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA NA PERCEPÇÃO DOS GESTORES: um estudo dirigido a uma empresa do meio oeste catarinense. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 3, e17368. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/17368

Edição

Seção

ACH Artigos