LEVANTAMENTO DAS CURVAS CARACTERÍSTICAS DE BOMBAS CENTRÍFUGAS DE MULTIPLOS ESTÁGIOS OPERANDO EM ESCOAMENTO BI-FÁSICO

Autores

  • Cristiano Meneghini UNOESC
  • Eduardo Vieira Sarmento UNOESC

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi realizar o levantamento das curvas características de uma bomba centrífuga de múltiplos estágios operando em um escoamento bifásico de água e ar, sendo esta usada em estações de tratamento de esgoto, através do processo de flotação por ar dissolvido. Para atingir o objetivo efetuou-se uma revisão bibliográfica para entender os fenômenos que ocorrem  na bomba e levantar as equações que regem seu comportamento. A coleta de dados foi realizada através de uma bancada com toda as instrumentações necessárias para o estudo. Através dos valores coletados e aplicados nas equações teóricas, foi possível obter as curvas, com a bomba operando somente com água e com a adição de ar. Os resultados levaram a conclusão de que as curvas características com a bomba operando somente com água, assumem o comportamento governado pela teoria. Para a adição de ar no escoamento, a bomba tem seu rendimento reduzido e distancia do comportamento estabelecido pela literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Meneghini, UNOESC

Mestre em Engenharia Mecânica.

Eduardo Vieira Sarmento, UNOESC

Graduado em Engenharia de Produção Mecânica

Referências

FOX, Robert W.; MCDONALD, Alan T. Introdução à mecânica dos fluídos. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A, 1995, 662 p.

HENN, Érico L. Máquinas de fluido. 2 ed. Santa Maria: UFSM, 2006. 474 p.

MACINTYRE, Archibald Joseph. Bombas e instalações de bombeamentos. 2ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008, 782 p.

MUNSON, Bruce R.; YOUNG, Donald F., OKIISHI, Theodore H. Fundamentos da mecânica dos fluídos. 2ª ed. rev. São Paulo: ABDR, 1997, 804 p.

NETZSCH DO BRASIL. Série bombas nemosludge–plus.Disponível em: <http://www.netzsch.com.br/website/pt_br/produtos.info.php?show=128&showfrom=14>. Acesso em: nov. 2014.

SOUZA, Zulcy. Projeto de máquinas de fluxo: tomo I, base teórica e experimental. 1 ed. Rio de Janeiro, RJ: Interciência, 2011, 188 p.

SULZER LTD..Productsand Services. MPP High Performance Multi-Phase Pump.

Disponível em: <http://www.sulzer.com/en/Products-and-Services/Pumps-and-Systems/Multiphase-Pumps>. Acesso em: set. 2014.

UNESP. Turbo Bombas. São Paulo, 2014. Disponível em: Acessado em 27 out. 2014.

UNICAMP. Aula 12 sobre bombas. São Paulo, 2014. Disponível em Acessado em: 03 out. 2014.

USP. Bombas. São Paulo, 2014. Disponível em <http://www.dequi.eel.usp.br/~tagliaferro/Bombas.pdf> Acessado em: 01 nov. 2014

Downloads

Publicado

05-04-2017

Como Citar

Meneghini, C., & Vieira Sarmento, E. (2017). LEVANTAMENTO DAS CURVAS CARACTERÍSTICAS DE BOMBAS CENTRÍFUGAS DE MULTIPLOS ESTÁGIOS OPERANDO EM ESCOAMENTO BI-FÁSICO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 2, e13159. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/13159

Edição

Seção

ACET Artigos