DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: DA HIPERATIVIDADE AO TDAH

Autores

  • Patrícia Barbiani Hilário
  • Marcela Luciana Preira
  • Iára Castegnaro UNOESC - UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Resumo

Este artigo apresenta um breve histórico sobre a Hiperatividade até chegar ao atual TDAH-(Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), um transtorno que tem intrigado muitos professores, pois o mesmo é de difícil diagnóstico porque confunde com outros tipos de dificuldades de aprendizagem. Tem por objetivo analisar a evolução dos estudos da hiperatividade até o atual TDAH, bem como estudar quais são os sintomas da hiperatividade e TDAH que se manifestam em sala de aula, visando o conhecimento dos docentes e sugerir atividades para minimizar a hiperatividade e o TDAH. Os dados coletados para a fundamentação deste artigo foram coletados  por meio de pesquisa bibliográfica. Com as informações coletadas obteve-se a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre o TDAH onde foi possível adquirir conhecimentos significativos para a formação auxiliando a outros profissionais que poderão se beneficiar-se da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iára Castegnaro, UNOESC - UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

CASTEGNARO, Iara. Mestre em Educação, professora da Universidade do Oeste de Santa  Catarina – UNOESC iara.castegnaro@unoesc.edu.br

Referências

ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. DSM V – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2014. 948 p.

CAMPBELL, Selma Inês. Múltiplas faces da inclusão. Rio de Janeiro: Wak, 2009. 221 p.

CIRIO, Rosângela Rosa. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: propostas para pais e professores. São Paulo: Vetor, 2008. 91 p.

CUNHA, Eugênio. Práticas pedagógicas para inclusão e diversidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2012. 159 p.

FACION, José Raimundo. Transtornos do desenvolvimento e do comportamento. 3. ed., rev. e atual. Curitiba: IBPEX, 2007. 143 p.

LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Dificuldades de aprendizagem: um olhar psicopedagógico. Curitiba: IBPEX, 2011. 170 p. (Psicopedagogica)

ROTTA, NewraTellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006. 477 p.

SMITH, Corine. Dificuldades de aprendizagem de A a Z: um guia completo para pais e educadores. Porto Alegre: Artmed, 2007. 321 p.

TAVARES, Hermínia Vicente. Apoio pedagógico às crianças com necessidades educacionais especiais DISLEXIA e TDAH. São Paulo, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação Lato-Sensu em Medicina)– Faculdade de Medicina do ABC, São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

17-11-2016

Como Citar

Hilário, P. B., Preira, M. L., & Castegnaro, I. (2016). DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: DA HIPERATIVIDADE AO TDAH. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 1, e12608. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/12608

Edição

Seção

ACH Resumos