RELATÓRIO DE PESQUISA: CENSO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE ATIVIDADE FÍSICA, POSTURA SENTADA E DOR MUSCULOESQUELÉTICA

Autores

  • Augusto Kuipers
  • Paulo Pagliari
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

O mundo passou por um processo de mudanças que afetaram diretamente o comportamento do homem e trouxeram consigo alguns malefícios, dentre eles, o alto dispêndio de tempo na posição sentada e a inatividade física. Este trabalho teve como objetivo verificar a relação existente entre tempo gasto sentado, nível de atividade física e o acometimento por dores musculoesqueléticas em acadêmicos do curso de pedagogia. Para isto, utilizou-se de um questionário autopreenchível, subdividido em quatro partes, a primeira, uma anamnese básica, a segunda, o questionário Nórdico para dores musculoesqueléticas e a terceira e quarta, o 4º e 5º domínio do IPAQ. A análise de dados consistiu em comparar as médias de tempo gasto sentado e em atividade física entre dois grupos, os que relataram e os que não relataram dor. As médias de tempos gastos em atividade física e sentado não apresentaram diferenças significativas entre os grupos. Conclui-se que, por não haver diferença significativa entre o tempo gasto sentado e em atividade física nos dois grupos, estas variáveis, não podem ser consideradas como preditoras do acometimento por dor.

Postura sentada. Atividade física. Dor musculoesquelética. Acadêmicos.

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Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

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Publicado

14-12-2018

Como Citar

Kuipers, A., Pagliari, P., & Zawadzki, P. (2018). RELATÓRIO DE PESQUISA: CENSO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE ATIVIDADE FÍSICA, POSTURA SENTADA E DOR MUSCULOESQUELÉTICA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Chapecó, 3. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeucco/article/view/e20003

Edição

Seção

ACV Artigos