PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL:

RELATOS DE OBSERVAÇÃO

  • Bruna Aparecida SCHNEIDER
  • Carolina Dal Pizzol
  • Elizandra Simoni Krause
  • Simone dos Santos Piazza Luza
  • Tauane Milezi
  • Daniela Zanini UNOESC - Chapecó

Resumo

As acadêmicas do curso de educação física da Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNOESC através da disciplina de atividades práticas de ensino I realizaram uma atividade de observação dirigida nas escolas de educação infantil no município de Chapeco/SC. A atividade de observação teve como objetivo verificar as ações pedagógicas do professor de educação física. Verificou-se que as aulas de Educação física na educação infantil eram realizadas por meio de um projeto envolvendo as escolas da rede municipal. Foram observadas sete escolas de educação infantil, que atendem turmas de berçário, maternal e pré, com idades entre 0 a 5 anos. São realizadas 5 aulas semanais com duração de 45 minutos. Nas escolas visitadas o planejamento das aulas é realizado de acordo com o projeto corpo e movimento, este conteúdo é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem, criando cada vez mais o controle sobre seu próprio corpo e se adaptando cada vez mais as possibilidades de convívio com o mundo. Movimentando-se, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais. Conclui-se que atividades propostas relacionadas ao movimento é essencial para o desenvolvimentos das crianças, pois possibilita que elas criem cada vez mais controle do seu próprio corpo e o convívio com o mundo.

Publicado
06-06-2019
Como Citar
SCHNEIDER, B. A., Dal Pizzol, C., Krause, E. S., Luza, S. dos S. P., Milezi, T., & Zanini, D. (2019). PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL:: RELATOS DE OBSERVAÇÃO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Chapecó, 4, e21009. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeucco/article/view/21009
Edição
Seção
Área das Ciências da Educação – Resumos