Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O trabalho está padronizado em seu respectivo modelo, o qual foi disponibilizado no site da Editora Unoesc.
  • O arquivo da submissão está em formato pdf.
  • Foram conferidos os textos, com o objetivo de não deixar informações suspensas, em razão da quantidade máxima de caracteres.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Para a submissão dos trabalhos, é importante observar o disposto a seguir:

* Todos os trabalhos submetidos nesta página devem:

- obedecer aos modelos já predefinidos, dispostos aqui: 

https://periodicos.unoesc.edu.br/apeucco/templates

- ser submetidos em pdf.

- observar o limite de caracteres em cada modelo. Assim, é importante observar se não houve corte de texto. O autor deve ficar responsável por isso.

 - caso o artigo precise apresentar gráficos, quadros, tabelas ou imagens, é preciso capturar o modelo de artigos que aceite a inserção de tais informações. 

OBS.: O modelo aceita o máximo de 6 imagens, gráficos, quadros ou tabelas.

 

* Todos os trabalhos serão publicados sem revisão. Essa responsabilidade é dos autores.

* Quando o autor for copiar seu material para dentro do modelo, é importante copiar para cada caixa separadamente, a fim de não conflitar o modelo. Por exemplo: Copiar título e inserir na sua caixa, copiar autores e inserir igualmente na caixa de autores, assim serve para resumo, introdução, e demais caixas, conforme cada caso.

* Em caso de dúvida contatar o responsável do respectivo anuário em seu campus. 

Faça o download do modelo de trabalho que você quer submeter. Os modelos estão separados por campus, assim, selecione o campus no qual você estuda, baixe o modelo e siga as instruções anteriores.

A página que deve ser consultada a respeito dos modelos, segue: https://periodicos.unoesc.edu.br/apeucco/templates

 

IMPORTANTE: COLOCAR OS AUTORES POR ORDEM DE IMPORTÂNCIA NO TRABALHO. Exemplo: O primeiro autor será o que teve maior participação e assim por diante.

 

SEGUEM NORMAS RELATIVAS A CADA TIPO DE MATERIAL:

Diretrizes para Autores (RESUMO)

Importante observar limite máximo de caracteres apresentado no modelo

O resumo deve ser elaborado na 3ª pessoa do singular, texto já revisado, justificado, em bloco único, sem parágrafos ou linhas em branco. Observar NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, referente a resumos.

Caracterizar a equipe: SOBRENOME (letras maiúsculas), Nome (somente com a primeira letra maiúscula; quando houver mais de um autor, usa-se a mesma regra, separando os autores com ponto e vírgula); 

IMPORTANTE: COLOCAR OS AUTORES POR ORDEM DE IMPORTÂNCIA NO TRABALHO. Exemplo: O primeiro autor será o que teve maior participação e assim por diante.

O conteúdo do resumo deverá abordar na forma de texto:

a) em aproximadamente quatro linhas introduzir o assunto e escrever de maneira geral sobre o tema. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema;

b) objetivo;

c) metodologia;

d) resultados (parciais ou finais);

e) conclusões;

Palavras-chave: ao final do resumo, evidenciam-se as palavras-chave (de três a cinco), iniciadas com letra maiúscula e ponto na separação entre elas.

Ex.: Palavras-chave: Educação. Avaliação. Emancipação.

 

Diretrizes para Autores (RESUMO EXPANDIDO)

Importante observar limite máximo de caracteres apresentado no modelo

O resumo deve ser elaborado na 3ª pessoa do singular, com citações e referências, texto já revisado, justificado, em bloco único, sem parágrafos ou linhas em branco.

Caracterizar a equipe: SOBRENOME (letras maiúsculas), Nome (somente com a primeira letra maiúscula; quando houver mais de um autor, usa-se a mesma regra, separando os autores com ponto e vírgula); 

IMPORTANTE: COLOCAR OS AUTORES POR ORDEM DE IMPORTÂNCIA NO TRABALHO. Exemplo: O primeiro autor será o que teve maior participação e assim por diante.

O resumo expandido contém as seguintes seções:

a)      Introdução: breve, justificando o problema exposto;

b)      Objetivos: apresentando-os de forma clara;

c)      Método: seção que deve ser objetiva, porém clara, apresentando os procedimentos utilizados. Nesta seção deve-se apresentar os preceitos éticos utilizados, inclusive quando houver parecer de Comitê de Ética em Pesquisa, por exemplo;

d) Resultados: deve apresentar a relevância dos dados obtidos na pesquisa;

e)   Discussão: comparação com dados de outras pesquisas e opiniões diversas de demais autores sobre a pesquisa;

f)   Conclusão: tomar como base os objetivos e resultados obtidos na pesquisa. Deve ser clara e objetiva;

g)  Referências: apresentar apenas os autores mencionados ao longo do resumo expandido, conforme normas da NBR 6023 (2002).

 

Diretrizes para Autores (RELATO DE CASO)

Importante observar limite máximo de caracteres apresentado no modelo

O Relato de caso é uma apresentação científica simples, contudo deve incluir título, resumos, introdução que apresente objetivo, a descrição do caso ou da técnica, a discussão baseada na literatura revista, conclusão e referências.

Ao final do relato de caso podem ser apresentadas fotografias da situação evidenciada, no máximo 6 imagens.

Observa-se a necessidade de apresentar título objetivo, descritivo e conciso.

O resumo deve ser apresentado em bloco único e contemplar todos os itens descritos no texto.

A introdução deve ser igualmente objetiva e conter informação sobre o contexto, o objetivo do relato.

O relato de caso deve apresentar a revisão de literatura mais relevante voltada ao contexto.

O relato de caso deve apresentar a sequência cronológica da situação, toda organizada com detalhes que permitam ao leitor interpretação simples. Não se recomenda detalhar ao extremo, em razão das razões éticas de publicação, principalmente quando se relaciona a paciente, não apresentando assim dados de identificação.

Contudo, pode e deve apresentar dados mais gerais e técnicos, como idade, peso, sexo, cor, etc., além da história clínica do paciente, com informações dos exames relacionados

Por fim, é preciso resumir os principais aspectos do seu caso, justificar a sua singularidade ou raridade, sugerir recomendações e apontar as conclusões. Entretanto, sem forte evidência científica, é preciso cuidado no estabelecimento das conclusões por parte do autor do relato de caso.

 

Diretrizes para Autores (INSERÇÃO NA COMUNIDADE)

Importante observar limite máximo de caracteres apresentado no modelo

O objetivo desta seção é apresentar ao público leitor os trabalhos que são desenvolvidos pela Unoesc na comunidade, com o intuito de propagar os serviços de Extensão da Universidade.

Desse modo, a apresentação deve ser feita em forma de relato, apresentando os envolvidos, o trabalho realizado e os resultados alcançados.

Deve apresentar um resumo conciso e objetivo relativo ao trabalho de extensão, como ele surgiu, quais seus objetivos e a importância dele para a comunidade na qual está direcionado.

O texto não precisa apresentar Introdução, desenvolvimento e conclusão, uma vez que é considerado, geralmente, um serviço contínuo à comunidade regional.

De qualquer modo, deve apresentar objetivos, justificativa do projeto desenvolvido, resultados alcançados.

Recomenda-se a exibição de imagens, dispostas ao final. Máximo de 6 imagens por projeto.

 

Diretrizes para Autores (ARTIGOS)

Importante observar limite máximo de caracteres apresentado no modelo

O artigo deve conter:

Elementos pré-textuais

 

a)       Título e subtítulo (se houver): devem figurar na página de abertura do texto, separados por dois-pontos e na língua do texto.

b)       Resumo na língua do texto: deve ser apresentado na terceira pessoa do singular, na voz ativa e redigido em um único parágrafo.

c)       Palavras-chave na língua do texto: palavras que representam os principais assuntos tratados no texto (entre 3 a 5 palavras); devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

 

Elementos textuais

 

a)       Introdução: apresenta a delimitação do assunto, objetivos da pesquisa e outros elementos sobre o tema explanado.

b)       Desenvolvimento: parte principal do texto, que apresenta de forma ordenada o assunto tratado. Pode ser dividido em seções e subseções, de acordo com o tema abordado.

c)        Conclusão: aborda os resultados da pesquisa de forma a responder às questões apresentadas na introdução; usa-se como título a palavra Conclusão.

 

Elemento pós-textual

 

a)       Referências: devem ser colocadas ao final do trabalho, classificadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, com alinhamento à margem esquerda, entrelinhas simples e espaçamento simples entre elas, observando-se a NBR 6023 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002).

 

Para as citações, as literais curtas, que apresentam até três linhas devem fazer parte do corpo do texto entre aspas; as literais longas são apresentadas separadas do corpo do texto, com um espaço antes e outro após a citação, sem aspas. Para as citações no corpo do texto, usa-se o sistema autor-data e/ou autor-data-página, conforme exemplos: (VALLEJO, 1988, p. 87), ou: Segundo Vallejo (1988, p. 87), as orientações [...]

 

Os títulos devem ser numerados em números arábicos, da Introdução à Conclusão, e subtítulo (se houver) obedecendo à hierarquia que segue:

 

SEÇÃO PRIMÁRIA

1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA

1.1.1 Seção terciária

1.1.1.1 Seção quaternária

1.1.1.1.1 Seção quinária

 

Quando precisar inserir imagens, elas devem ser inseridas ao final, em modelo próprio estabelecido para artigo com inserção de imagens. As imagens digitalizadas devem apresentar resolução de 300 dpi.

 

As ilustrações e tabelas devem ser numeradas de acordo com suas respectivas referências no corpo do texto, e os títulos, escritos sem abreviações, apresentando a fonte ao final de cada ilustração ou tabela. Todas as tabelas e ilustrações devem apresentar a fonte de origem dos dados.

 

Orientações gerais

 

a)       A exatidão das referências e as ideias expressas e/ou defendidas nos textos são de inteira responsabilidade dos autores.

b)       O texto deve passar por revisão linguística antes de ser encaminhado à Editora, conforme Resolução n. 38/Consun/2007 – Define política e diretrizes para as publicações.

c)        O trabalho dos autores e dos consultores não será remunerado.

 

IMPORTANTE

 

O anuário é publicado em formato eletrônico (PDF), disponibilizado pela internet na página da Editora. O acesso aos artigos, resumos, relatos de caso e demais textos será permitido, não sendo autorizada qualquer comercialização e/ou alteração dos dados. Desse modo, os autores estão cientes da cessão de seus direitos autorais de publicação à Editora Unoesc.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.