O profissional de enfermagem mediante a utilização de ventilação mecânica invasiva em Unidade de Terapia Intensiva

Autores

  • Petra Zieher
  • Luana Turra
  • Mariane Carolina de Almeida UNOESC
  • Antuani Rafael Baptistella

Resumo

A Ventilação Mecânica Invasiva (VMI) é um método amplamente utilizado nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs); com isso, faz-se necessário que o profissional de Enfermagem esteja habilitado para o manejo dessa tecnologia, bem como com o cuidado ao cliente. Teve-se como objetivo identificar o perfil dos pacientes internados em UTI, bem como o índice de utilização da VMI, método e tempo. É um estudo de campo, prospectivo e quantitativo. A amostra foi constituída por 91 pacientes admitidos na UTI do Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba, SC, durante os meses de julho a novembro de 2017. Os dados foram coletados por meio dos prontuários e analisados utilizando o programa SPSS versão 22.0. Dos 91 pacientes participantes, 47 (51,6%) eram do sexo masculino, com idade média de 61,4±DP. Em relação à doença pulmonar prévia, 13 (14,2%) apresentaram Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e a causa de internação mais prevalente foi pneumonia, com 11 (12%). A utilização de VMI pela amostra foi de 69 (59,5%), sendo que 46 (66,6%) fez uso de Tubo Orotraqueal, 22 (31,8%) Tubo Orotraqueal e Traqueostomia, e uma pessoa (1,4%) apenas Traqueostomia. O tempo de VM foi de 9,58±10,7 dias, sendo a máxima de 48 dias e a mínima de um dia, tendo em vista que 62 (59%) faziam uso de sedação. A utilização de VMI é frequente na UTI, assim o profissional de Enfermagem que atua nesse setor deve ter o conhecimento sobre o manejo de tais tecnologias a fim de prevenir futuras complicações que possam agravar ainda mais o quadro clínico dos pacientes.

Palavras-chave: Enfermagem. Ventilação Mecânica Invasiva. Unidade de Terapia Intensiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Carolina de Almeida, UNOESC

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Campus Joaçaba (2014). Especialisra em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva(2017) e Mestranda em Biociências e Saúde pela Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2018-06-19

Como Citar

Zieher, P., Turra, L., Almeida, M. C. de, & Baptistella, A. R. (2018). O profissional de enfermagem mediante a utilização de ventilação mecânica invasiva em Unidade de Terapia Intensiva. Anais Da Semana Acadêmica E Mostra Científica De Enfermagem, 20. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/anaissamcenf/article/view/17089

Edição

Seção

Resumos