Educação em saúde, saberes coletivos

  • Paula Brustolin Xavier Universidade do Oeste Santa Catarina

Resumo

A educação em saúde é uma abordagem que possibilita a construção de novos conhecimentos e saberes coletivos para a promoção de saúde. Objetivou-se verificar o conhecimento de acadêmicos da área da saúde sobre educação em saúde. Trata-se de uma atividade acadêmica realizada durante o primeiro semestre de 2017 em um curso de graduação na área da saúde de uma universidade do Meio-Oeste catarinense. Os participantes responderam à pergunta: O que você entende por educação em saúde? As respostas foram analisadas por meio da análise do conteúdo. A faixa etária dos 19 participantes variou entre 18 e 25 anos. Após a análise das respostas foram identificadas as seguintes categorias: Compartilhar o conhecimento para a população, Educação básica com enfoque na prevenção de doenças, Ações, campanhas, mobilização, conscientização sobre promoção de saúde e Procedimento de ensino para a população. Conclui-se que o acadêmico entende a educação em saúde como o ato de repassar informações para a população com a finalidade de prevenir doenças. Nesse contexto, enfatiza-se a importância de se modificar essa visão fragmentada, voltada à formação tecnicista e especializada, com ensino baseado na pedagogia tradicional, e mergulhar como um sujeito ativo dessa construção, para uma visão integral de saúde e de ensino. Assim, o indivíduo se torna o principal componente do processo ensino-aprendizagem, e o foco passa ser a interação com a complexa realidade.

Palavras-chave: Educação em saúde. Promoção da saúde. Autonomia.

Biografia do Autor

Paula Brustolin Xavier, Universidade do Oeste Santa Catarina

Docente cursos de graduaçao Enfermagem e Medicina - Area Ciencias da Vida (ACV)

Enfª Secretaria Municipal de Saúde - Vigilancia em Saúde - Caçador -SC

Publicado
19-06-2018
Como Citar
Xavier, P. (2018). Educação em saúde, saberes coletivos. Anais Da Semana Acadêmica E Mostra Científica De Enfermagem, 15. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/anaissamcenf/article/view/16273
Edição
Seção
Resumos