TRATAMENTO CIRÚRGICO DE CISTO PILONIDAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Denis Conci Braga
  • Isadora Proner Martins Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Cisto pilonidal é uma inflamação crônica frequente na região sacrococcígea relacionada à presença de pelos. É um achado comum e causa grande desconforto para os pacientes, o que torna seu tratamento clinicamente importante. Objetivou-se, com este trabalho, analisar diferentes experiências quanto ao tratamento cirúrgico do cisto pilonidal sacrococcígeo, caracterizando suas técnicas operatórias. Utilizou-se como método a revisão de literatura em artigos científicos acerca da patologia, apontando diferentes opções cirúrgicas para o tratamento. A primeira descrição de cisto pilonidal foi feita em 1833, por Mayo, que explicava a patologia como algo congênito. A verdadeira etiologia do cisto pilonidal sacrococcígeo e a busca pelo tratamento ideal geram interesse e controvérsia entre os médicos. No artigo de Balsamo (2009), foram estudados 213 pacientes do Serviço de Coloproctologia de Heliópolis, SP. A técnica utilizada foi a de incisão e curetagem, no período entre 1997 e 2006. Segundo o artigo, incisão e curetagem, por sua simplicidade, baixa mortalidade, baixa recidiva e rápida recuperação, são ótimas candidatas para tratamento, inclusive ambulatorial, já que permite o uso de anestesia local. Já quando se analisa a técnica proposta por Postiglione e Braga (2002), realizada no Hospital Geral de Caxias do Sul, RS, pode-se ter um novo direcionamento sobre o tratamento. A incisão com quatro retalhos em forma de cruz com coloração azul de metileno facilita a visualização e a realização cirúrgica, além de favorecer a sutura e diminuir o tempo de cicatrização e o número de curativos. Segundo Ardelt (2015), o procedimento Aba Flexível demonstra ser uma forma simples de tratamento. Já no estudo feito por Garcia (2015), o tratamento com laser empilation é indicado como uma ótima opção. Outra alternativa para o tratamento, apontada por Pankaj (2015), é a LOCULA, ou seja, laying opening, curetagem e anestesia, que tem como vantagem ser um procedimento de fácil execução e efetivo para cistos simples e complicados, com índice de cura de 97%. Conclui-se que o tratamento do cisto pilonidal não é definido; cada técnica tem suas vantagens e desvantagens, devendo ser selecionada de acordo com o que melhor se encaixa à situação do paciente.

Palavras-chave: Cisto pilonidal. Curetagem. Incisão. Técnica cirúrgica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

- BALSAMO, F.; BORGES, A. M. P.; FORMIGA, G. J. S. Cisto pilonidal sacrococcígeo: resultados do tratamento cirúrgico com incisão e curetagem. Revista brasileira Coloproctologia, 2009; 29(3): 325-328.

- POSTIGLIONE, M. G. ; BRAGA, D. C. Cisto pilonidal – técnica em quatro retalhos. Revista AMRIGS, Porto Alegre, 46 (1,2): 32-33, jan.-jun. 2002.

- ARDELT, M, ET AL. Limber flap procedure is na simple operation for treatment of sacrococcygeal pilonidal sinus disease. Pubmed. 2015.

- GARCIA, C., ET AL. Laser epilation prior to pilonidal sinus surgery. Lasers Med Sci. Pubmed. 2015.

- PANKAJ, G.; MAHAK, G.; PARYUSH, L.; LOCULA: Laying open (deroofing) and curettage under local anesthesia for pilonidal disease: an outpatient procedure. World Journal of Gastrointestinal Surgery. Pubmed. 2015.

Downloads

Publicado

2015-12-16

Como Citar

Conci Braga, D., & Proner Martins, I. (2015). TRATAMENTO CIRÚRGICO DE CISTO PILONIDAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Anais De Medicina. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/anaisdemedicina/article/view/9455

Edição

Seção

Resumos