CONFERÊNCIA DE 1997: UM PASSO PARA A PADRONIZAÇÃO

Autores

  • Rose Maria Makowski
  • Beatriz de Castro Marini Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Gabrielle Trevisan Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Amanda Pastorello Rodrigues Universidade de Santa Catarina

Resumo

Ao longo dos séculos foram realizadas inúmeras tentativas de padronização, mas sempre existiu um fator que dificultava a conquista de uma uniformização, como questões culturais, regionais e o próprio nacionalismo. A Conferência de 1997 foi a que chegou mais próximo dessa realização, com a consolidação de algumas normas regentes até hoje. O objetivo com este estudo foi analisar a motivação para a realização de uma conferência para estabelecer uma unanimidade global sobre termos anatômicos empregados na prática médica e avaliar as mudanças. O trabalho constitui-se de uma revisão bibliográfica realizada a partir de diferentes fontes de pesquisa e artigos virtuais. Conhece-se por nomenclatura anatômica o apanhado de termos empregados para descrição de partes do organismo e é considerada a base da linguagem anatômica (BIOMANIA, [2010?]). A finalidade da Conferência de 1997 foi escolher os melhores nomes de todos os que existiam, decidir os que mais fossem informativos e descritivos de cada estrutura (DI DIO, [2001?]). Segundo Di Dio [2001?], dos dez mil nomes, apenas seis mil foram analisados, e destes, de 10% a 15% foram alterados. Além de abolir os epônimos (nome de pessoas para designar coisas), os termos foram selecionados de acordo com a forma (músculo trapézio), posição (nervo mediano), trajeto (artéria circunflexa da escápula), conexões ou inter-relações (ligamento sacroilíaco), relação com o esqueleto (artéria radial), função (músculo levantador da escápula) e critério misto (músculo flexor superficial dos dedos – função e situação) (EPÔNIMOS... [20--]). Utilizando esses critérios, sofreram alterações: canal de Havers para canal central, fossa nasal para cavidade nasal, ouvido para orelha, sarcômero para miômero, entre outros (OLIVEIRA, [201-?]). A abolição dos epônimos e a consolidação dos demais termos impostos pela Conferência de 97 têm difícil aceitação em razão de fatores como história, resistência por parte de médicos mais antigos e pela cultura popular (SILVA; SYLVESTRE; PIRES, 2014). Apesar de as alterações realizadas na Conferência de 97 terem sido um grande avanço para a padronização, encontraram-se dificuldades para a efetivação completa da Nomina em decorrência de fatores como o patriotismo, a falta de interesse dos profissionais pela atualização, a história e a cultura popular.

Palavras-chave: Conferência. Nomina. Epônimos. Padronização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz de Castro Marini, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Área das Ciências da Vida, acadêmica do quarto semestre do curso de medicina da UNOESC

Gabrielle Trevisan, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Área das Ciências da Vida, acadêmica do quarto semestre do curso de medicina da UNOESC

Amanda Pastorello Rodrigues, Universidade de Santa Catarina

Área das Ciências da Vida, acadêmica do quarto semestre do curso de medicina da UNOESC

Referências

REFERÊNCIAS

ANATOMIA. BioMania. Cuiabá. [2010?]. Disponível em: <http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1735>. Acesso em: 19 jun 2015.

EPÔNIMOS anatômicos. Aula de Anatomia. [20--], Disponível em:<http://www.auladeanatomia.com/generalidades/eponimos.htm>. Acesso em: 23 jun. 2015.

OLIVEIRA, Bruna. Modificação na Nômina Anatômica. Disponível em: <http://www.laboratoriodeprotese.com.br/download/artigo01_nonima_anatomica.pdf>. Acesso em: 10-06-2015.

SANTOS, Geraldo Julio Pitzer. História da Nomina Anatomica. Petrópolis. [2001?]. Disponível em: . Acesso em: 12 jun 2015.

SILVA ,Fleury Marinho da; SYLVESTRE, Rodolfo Costa; PIRES, José Guilherme Pinheiro. O Uso de Epônimos na Prática Médica. Revista Mirabilia Medicinæ, Criciúma, n.3, jul./dez. 2014. II Seminário UNESC de Humanidades Médicas. Disponível em:< http://www.revistamirabilia.com/sites/default/files/medicinae/pdfs/med2014-02-03.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2015.

Palavras-chave: Conferência. nomina. epônimos. padronização

Downloads

Publicado

2015-12-16

Como Citar

Makowski, R. M., de Castro Marini, B., Trevisan, G., & Pastorello Rodrigues, A. (2015). CONFERÊNCIA DE 1997: UM PASSO PARA A PADRONIZAÇÃO. Anais De Medicina. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/anaisdemedicina/article/view/9427

Edição

Seção

Resumos