AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS – REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Julia Nascimento Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Denis Conci Braga
  • Julio Ebrain Neris

Resumo

A transição demográfica pela qual o Brasil vem passando demonstra o envelhecimento de sua população, inevitavelmente acompanhado de uma maior prevalência de doenças crônicas, entre elas o Diabetes Mellitus. Essa é uma doença que, para o tratamento e controle, exige alterações na dieta e uso contínuo de medicações, entre outras mudanças de hábito que podem modificar a qualidade de vida (QV) dos portadores. Como objetivo, buscou-se verificar na literatura médica a existência de métodos que comprovadamente sejam úteis na avaliação da QV em pacientes diabéticos. A metodologia utilizada foi a revisão da literatura corrente nas seguintes bases de dados: Scielo, Lilacs e Pubmed. Foram pesquisados os descritores qualidade de vida e Diabetes Mellitus, durante o período de 2009 a 2014. O Diabetes Mellitus é uma doença crônica que resulta em grandes alterações físicas, sociais e emocionais, gerando um enorme impacto na vida dos pacientes. Dessa forma, a repercussão da doença no modo de vida é significativa, em decorrência das mudanças em hábitos cotidianos. Por sua vez, a QV é um termo difícil de ser conceituado, já que pode variar com a época, os valores e a história da sociedade. De qualquer forma, associa-se ao grau de satisfação que se atinge nas vidas familiar, amorosa, social e ambiental. Um dos instrumentos criados para mensurar a qualidade de vida é o questionário Diabetes Quality of Life Measure (DQOL), validado para a Língua Portuguesa, que contém 46 questões de múltipla escolha organizadas em quatro domínios: satisfação, impacto, preocupações vocacionais/sociais e preocupações relacionadas ao Diabetes. Quando aplicado, esse instrumento foi útil em diversas situações: avaliar a eficácia de programas educativos voltados à população diabética, relacionar os níveis de hemoglobina glicada com a média de score obtida por meio das respostas ao questionário e, principalmente, obter um panorama da situação de vida, de modo geral, dos pacientes portadores de Diabetes tanto do tipo 1 quanto do tipo 2. A QV é um importante indicador de saúde, pois permite mensurar o bem-estar e as necessidades dos indivíduos. O DQOL tem sido usado de forma confiável para avaliar a qualidade de vida de pacientes diabéticos.

Palavras-chave: Qualidade de vida. Diabetes Mellitus. Complicações crônicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CORRER, Cassyano Januário et al. Tradução para o Português e Validação do Instrumento Diabetes Quality of Life Measure (DQOL-Brasil). Arquivo Brasileiro Endrocrinologia e Metabologia; 2008; 52/3.

DEBATY, I et al. A prospective study of quality of life in 77 type 1 diabetic patients12 months after a hospital therapeutic educational programme. Diabetes & Metabolism. Elsevier: 2008, n 34, p. 507–513.

FEVZI, Akinci et al. Assessment of health-related quality of life (HRQoL) of patients with type 2 diabetes in Turkey. Diabetes research and clinical practice. 2008: n 79, p. 117-123.

MIRANZI, Sybelle de Souza Castro et al. Qualidade de vida de indivíduos com diabetes mellitus e hipertensão acompanhados por uma equipe de saúde da família. Revista Contexto Enfermagem. Florianópolis: 2008 Out-Dez; 17(4): 672-9.

Downloads

Publicado

2014-05-20

Como Citar

Nascimento, J., Braga, D. C., & Neris, J. E. (2014). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS – REVISÃO DE LITERATURA. Anais De Medicina, 1(1), 11. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/anaisdemedicina/article/view/4629

Edição

Seção

Resumos