Efeitos da Cannabis sativa no comportamento do usuário

  • Ana Caroline Bohn Universidade do Oeste de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0001-7599-057X
  • Eloísa Einsfeld Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Marcelo Luan Guaragni Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Vinícius Rigoni Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Eduardo Gonzatto Silveira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Tadiane Luiza Ficagna Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: O aumento do consumo de maconha (Cannabis sativa) traz consigo a discussão, em todo o mundo, sobre os efeitos que seus componentes, em especial o Tetrahidrocanabinol (THC), exercem sobre o comportamento do usuário. Objetivo: Apresentar, através de uma revisão, os principais efeitos da Cannabis no comportamento do seu usuário. Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica em bases de dados do PubMed e da Associação Brasileira de Psiquiatria. Resultados: Sabe-se que o uso da Cannabis causa um comprometimento agudo da capacidade cognitiva, ocorrendo déficits temporários na aprendizagem e na memória, na atenção e na memória operacional (VOLKOW et al., 2016), além de aumentar o risco de transtornos psiquiátricos, como depressão, ansiedade e psicopatologias da personalidade, bem como o risco de suicídio. No entanto, quando não há doença psiquiátrica prévia, o quadro tende a regredir com a abstinência prolongada (ABEAD, 2004). O comprometimento das funções cognitivas e sua extensão após abstinência vão depender da frequência e duração do uso, o período de abstinência e a idade de início do consumo (VOLKOW et al., 2016). Estudos apontam que usuários crônicos apresentam déficits cognitivos, especialmente aqueles que iniciaram o uso durante a adolescência. O sistema endocanabinoide (onde o THC age) parece estar envolvido na regulação de processos neurodesenvolvimentais cruciais. Assim, a introdução de canabinoides exógenos durante a adolescência pode comprometer o desenvolvimento cerebral normal (VOLKOW et al., 2016). O uso crônico da Cannabis traz como consequência a Síndrome Amotivacional, caracterizada por diminuição da energia, com dificuldade em persistir em qualquer tarefa que exija atenção prolongada (ABEAD, 2004). Outro ponto de muita discussão é a relação entre o uso da maconha e o surgimento de transtornos psiquiátricos, em especial os transtornos psicóticos e a esquizofrenia. Não há evidências o suficiente para determinar que a Cannabis cause a esquizofrenia, no entanto acredita-se que a maconha funciona como um estressor que pode desencadear o quadro em indivíduos com predisposição, além de somar ou agravar os sintomas (VOLKOW et al., 2016). Conclusão: Portanto, sendo a maconha a droga ilícita mais consumida na atualidade e o grande debate em torno do seu consumo, há ainda grandes lacunas científicas a serem esclarecidas.

Palavras-chave: Cannabis. Comportamento. Funções cognitivas.

Biografia do Autor

Ana Caroline Bohn, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Acadêmica do curso de Medicina
Eloísa Einsfeld, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Acadêmica do curso de Medicina
Marcelo Luan Guaragni, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Acadêmico do curso de Medicina
Vinícius Rigoni, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Acadêmico do curso de Medicina
Eduardo Gonzatto Silveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Acadêmico do curso de Medicina
Tadiane Luiza Ficagna, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Docente do curso de Medicina

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS. Comorbidades. dez. 2004. Disponível em: <http://www.abpbrasil.org.br/departamentos/coordenadores/coordenador/noticias/arquivos/livro_comorbidades_intranet.pdf>.

VOLKOW, N. D. et al. Efeitos do Uso da Cannabis no Comportamento Humano, Incluido Cognição, Motivação e Psicose: uma Revisão da Literatura. Tradução Luís G. V. Allegro. JAMA Psychiatry, 2016. Disponível em: <https://www.spdm.org.br/images/uniad/Efeitos_do_Uso_da_Cannabis_no_Comportamento_Humano.pdf>.

Publicado
02-10-2018
Como Citar
Bohn, A., Einsfeld, E., Guaragni, M., Rigoni, V., Silveira, E., & Ficagna, T. (2018). Efeitos da Cannabis sativa no comportamento do usuário. Anais De Medicina, (1), 47-48. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/anaisdemedicina/article/view/19017
Edição
Seção
Resumos