Protocolo de atendimento odontológico para o paciente renal crônico

Autores

  • Rute Daisy da Silva Rocha Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Rafael Fiorese
  • Acir Dirschnabel
  • Felipe Miranda
  • Grasieli Ramos
  • Carla da Silva
  • Ana Carolina da Silva
  • Gabriel Antunes

Resumo

Introdução: O número de indivíduos com Doença Renal Crônica (DRC) tem crescido significativamente nos últimos anos em razão do aumento de portadores de hipertensão e diabetes mellitus e do aumento da expectativa de vida da população. A DRC pode ser definida como uma lesão renal, com perda progressiva e irreversível da função dos rins: glomerular, tubular e endócrina. Esse comprometimento sistêmico do paciente influencia diretamente no diagnóstico e na conduta terapêutica odontológica, pois as pessoas portadoras dessa condição apresentam, além das alterações próprias da doença de base, manifestações sistêmicas consequentes do dano renal ao organismo. Objetivo: Avaliar os cuidados necessários para proporcionar ao paciente em tratamento dialítico um atendimento odontológico eficaz e seguro. Metodologia: Revisar a literatura publicada entre 1998 e 2012 utilizando a base de dados de Periódicos CAPES, Bireme e Scielo. Resultados: Os cuidados começam desde a realização da anamnese e exame físico minucioso identificando as complicações associadas à doença, o tempo de evolução, a etiologia, o tipo de diálise, a presença de fístula/acesso peritoneal, o desenvolvimento de hiperparatireoidismo secundário, a HAS, o comprometimento imunológico (anemia) e a glicemia que devem ser analisados por meio de exames hematológicos. Esse paciente pode apresentar uma fístula ou enxerto preparado para hemodiálise e o sistema imunológico comprometido, sendo necessária a profilaxia antibiótica quando realizados procedimentos invasivos para evitar a disseminação de microrganismos. A tetraciclina deve ser evitada, mas as penicilinas, clindamicinas e o metronidazol podem ser empregados com prudência (ANDRADE, 1998). O uso de medicamentos com ação antiplaquetária e daqueles que dependem do metabolismo ou excreção renal deve ser evitado, em especial os anti-inflamatórios não esteroidais (AINES), pois são nefrotóxicos. Em decorrência do quadro de anemia e sangramento prolongado durante procedimentos invasivos, as cirurgias eletivas devem ser programadas para o dia seguinte ao tratamento de hemodiálise, para que a heparina utilizada durante a diálise seja metabolizada, prevenindo possíveis hemorragias. Conclusão: É necessário que o cirurgião-dentista informe o médico que acompanha o doente renal crônico sobre as indicações, a natureza do tratamento e os medicamentos que possivelmente serão utilizados no decorrer do tratamento odontológico a fim de realizar um atendimento seguro ao paciente, contribuindo para o controle de sua saúde sistêmica.

Palavras-chave: Doença renal crônica. Insuficiência renal crônica. Atendimento odontológico. Higiene bucal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, E. D. de. Terapêutica medicamentosa em odontologia. Artes Médicas Editora, 1998.

DIRSCHNABEL, A. J. Prevalência das manifestações bucais e dos índices de placa, gengival, de ocupação marginal e profundidade de sondagem em pacientes sob diálise e transplantados renais. 2005. Dissertação (Pós-graduação em Odontologia)–Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2005.

LOPES, L. G. S. Atendimento Odontológico ao Paciente com Insuficiência Renal Crônica em Tratamento Hemolítico: Recomendações para a Prática Clínica na ESF. 2012. Dissertação (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família)–Universidade Federal de Minas Gerais, Corinto, 2012.

ROMÃO JUNIOR, J. E. Doença renal crônica: definição, epidemiologia e classificação. J. bras. Nefrol., v. 26, n. 3, supl. 1, p. 1-3, 2004.

Downloads

Publicado

2018-03-21

Como Citar

Rocha, R. D. da S., Fiorese, R., Dirschnabel, A., Miranda, F., Ramos, G., Silva, C. da, Silva, A. C. da, & Antunes, G. (2018). Protocolo de atendimento odontológico para o paciente renal crônico. Anais De Medicina. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/anaisdemedicina/article/view/15963

Edição

Seção

Resumos