Correlação de relatos de casos com papiloma vírus humano (HPV) em jovens e adultos

Autores

  • Rodolfo Bez Batti De Pellegrin UNOESC

Resumo

Introdução: O Papiloma vírus humano (HPV) é a doença sexualmente transmissível mais frequente no mundo, cujo vírus tem tropismo por células epiteliais. Pode causar lesões benignas, mas também é o principal causador dos cânceres de colo de útero e pênis. Estima-se que 75% das mulheres sexualmente ativas entrarão em contato com o HPV ao longo da vida, 95% desenvolvem imunidade naturalmente e 5%, em um período de dois a 10 anos, correm o risco de desenvolver câncer de colo de útero. Objetivo: Correlacionar sintomas, diagnóstico e tratamento de pacientes jovens e adultos com HPV. Metodologia: Foram analisados quatro casos clínicos, por meio de pesquisa bibliográfica, disponíveis em artigos no Google Acadêmico, Scielo e Pubmed, publicados de 2003 a 2011, de pacientes que contraíram o papiloma vírus. Resultado: Paciente masculino, 35 anos, praticante de sexo oral, diagnosticado com condiloma na cavidade oral, confirmado através de biópsia. O tratamento foi realizado com o uso de ácido tricoloroacético, além de remoção da lesão. A profilaxia indicada foi o uso de preservativo e acompanhamento médico periódico (CASTRO; DUARTE, 2004). Paciente masculino, 23 anos, apresentava fimose, quatro parceiras sexuais, não utilizava preservativo em nenhuma das relações, diagnosticado com nódulos no pênis evoluindo para tumor. O tratamento indicado foi penectomia parcial. A profilaxia foi uso de preservativo juntamente com acompanhamento médico periódico (CARVALHO et al., 2011).  Paciente feminino, 40 anos, com sangramento vaginal há sete meses, diagnosticada com múltiplas lesões papulares na vulva e câncer do colo de útero. O tratamento foi realizado com laser, eletrocauterização, ácido tricloroacético e fármacos estimuladores de imunidade (LEITE et al., 2015). Paciente feminino, 16 anos, diagnóstico de infecção cervico-vaginal confirmado com exame de citologia oncótica pela presença de coilócitos na coleta. Além disso, lesões na vulva e colo do útero, confirmadas através de colposcopia. O tratamento foi realizado com medicações e laser. Para profilaxia foi recomendado o uso de preservativo e acompanhamento médico regular (FILIPPIN et al., 2003). Conclusão: O papiloma vírus acomete homens e mulheres de todas as idades, sendo a maioria praticante de sexo sem proteção e com múltiplos parceiros. Os diagnósticos apresentados nos relatos são semelhantes, mostrando lesões que evoluíram para tumores em decorrência de infecções por HPV de alto potencial oncogênico. O tratamento foi similar nos quatro pacientes: foram utilizados medicamentos para tratar verrugas, remoção cirúrgica de lesões e fármacos que estimulam a imunidade. Além disso, a profilaxia é a mesma nos quatro pacientes: o uso de preservativo nas relações sexuais e acompanhamento médico periódico. Pode-se acrescentar a vacina quadrivalente oferecida no Sistema Único de Saúde como forma de prevenção, ela promove imunidade e evita futuras infecções a meninos e meninas que ainda não iniciaram vida sexual.

Palavras-chave: HPV. Relato de caso HPV. Doença sexualmente transmissível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTRO, T. M. P. P. G.; DUARTE, M. L. Condiloma lingual: relato de caso clinico. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, v. 70, n. 4, jul./ago. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-72992004000400021&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 30 mar. 2017.

CARVALHO, J. J. M. et al. Câncer de Pênis em Jovem de 23 Anos Associado a Infecção por HPV 62. J bras Doenças Sex Transm., v. 23, i. 1, p. 44-47, 2011. Disponível em: <http://www.dst.uff.br/revista23-1-2-2011/10%20-%20Relato%20de%20caso%20cancer%20de%20penis.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2017.

FILIPPIN, C. et al. Relato de um caso clinico de HPV. Revista brasileira de análises clínicas, v. 35, n. 2, p. 97-99, 2003. Disponível em: <http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=ADOLEC&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=346072&indexSearch=ID>. Acesso em: 30 mar. 2017.

LEITE, M. et al. Relato de caso – caso clínico de suspeita de HPV. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2017.

Downloads

Publicado

2018-03-21

Como Citar

Pellegrin, R. B. B. D. (2018). Correlação de relatos de casos com papiloma vírus humano (HPV) em jovens e adultos. Anais De Medicina. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/anaisdemedicina/article/view/15942

Edição

Seção

Resumos