Tuberculose: sinais e sintomas em casos clínicos

Autores

Resumo

Introdução: O Mycobacterium tuberculosis é um parasita intracelular facultativo, causador da tuberculose, que é uma doença infecciosa crônica que atinge principalmente a população entre 15 e 55 anos. Dentro dessa faixa etária, os mais vulneráveis são os portadores da imunodeficiência adquirida, moradores de rua e a população privada de liberdade. A doença atinge sobretudo os pulmões, podendo afetar também ossos, rins e meninges. A infecção inicia-se com a inalação dos bacilos que atinge os alvéolos, provocando uma reação inflamatória e exsudativa do tipo inespecífico. Objetivo: Relatar, a partir de artigos científicos, as formas de apresentação da doença em diversos pacientes, além de seus sinais e sintomas clínicos. Metodologia: Foram analisados artigos científicos encontrados em banco de dados como Scielo, PubMed, Test Target Treat e e-Sanar, os quais apresentaram casos clínicos de pacientes portadores da tuberculose que manifestam tosse e cansaço excessivo, no período de 2010 a 2016. Quatro casos clínicos foram analisados, o primeiro caso, conforme Chapel e colaboradores (2013), refere-se a um homem de 23 anos com história de tosse, falta de ar e mal-estar por quatro semanas, cuja radiografia de tórax mostrou sombras bilaterais de lobo superior e médio. O segundo caso, de acordo com Kozlov (2014), reporta-se a um homem de 30 anos, que apresentou tosse por uma semana, transpiração noturna profusa e perda de apetite e cansaço excessivo, cujo histórico é de abuso de drogas intravenosas e hepatite B. O terceiro caso, conforme a Liga Acadêmica de Medicina Molecular, refere-se a um homem de 32 anos que apresenta tosse com expectoração purulenta há aproximadamente dois meses, cursando há cerca de um mês para hemoptise, passou a apresentar febre alta vespertina, dor torácica, sudorese noturna, tosse e cansaço excessivo. Já o quarto caso, relatado por Viveiros et al. (2009) na Revista Portuguesa de Pneumologia, aborda um homem de 58 anos com bronquite crônica tabágica, seguida por tuberculose testicular, que apresenta dor torácica e tosse e ao segundo mês de tratamento e com auxílio de ecografia, foi confirmado o diagnóstico de tuberculose pulmonar. Resultados: Evidencia-se que a doença tem maiores chances de afetar indivíduos com o sistema imunológico deprimido, em razão da maior facilidade que o parasita encontra de se instalar e se reproduzir em organismos com menor resistência. Os principais sintomas relatados pelos pacientes são tosse, falta de ar e cansaço excessivo, consequência direta da lesão pulmonar pelo parasita. Conclusão: Denota-se, por fim, que o equilíbrio do sistema imunológico é essencial para evitar uma possível contaminação com o parasita causador da doença.

Palavras-chave: Tosse. Cansaço excessivo. Tuberculose. Caso clínico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHAPEL, H. et al. Case 13.2 Pulmonary tuberculosis. Essentials of Clinical Immunology, 2013. Disponível em: <http://www.immunologyclinic.com/case.asp?chap=13&case=2>. Acesso em: 11 set. 2017.

FOX, G. J., DOBLER, C. C.; MARKS, G. B. Active case finding in contacts of people with tuberculosis. Cochrane Database of Systematic Reviews, v. 9, p. 4-11, 2011. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedhealth/PMH0015884/>. Acesso em: 11 set. 2019.

KOZLOV, R. Case Studies: Tuberculosis. Alliance for the Prudent Use of Antibiotics (APUA). 2014. Disponível em: <http://www.testtargettreat.com/en/home/educational-resources/case-studies/tuberculosis-case-study.html>. Acesso em: 11 set. 2017.

LIGA ACADÊMICA DE MEDICINA MOLECULAR. Caso clínico: tuberculose pulmonar. 2017. Disponível em: <https://www.e-sanar.com.br/aluno/mural-post/534,caso-clinico-tuberculose-pulmonar.html>. Acesso em: 11 set. 2017.

NETTO, A. R. Tuberculose: a calamidade negligenciada. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 35, p. 51-58, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v35n1/7636>. Acesso em: 11 set. 2017.

VIVEIROS, F. et al. Tuberculose testicular: Caso clínico. Rev Port Pneumol., Lisboa, v. 15, n. 6, nov. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-21592009000600012>. Acesso em: 11 set. 2017.

Downloads

Publicado

2018-03-21

Como Citar

Poletto, B. (2018). Tuberculose: sinais e sintomas em casos clínicos. Anais De Medicina. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/anaisdemedicina/article/view/15833

Edição

Seção

Resumos