Incidência de leishmaniose visceral nas regiões brasileiras e sua relação com os hábitos de vida

Autores

  • Ana Julia Lehmkuhl Longen Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: A Leishmaniose visceral (LV), uma zoonose antes de caráter rural, vem se expandindo pelo meio urbano, tornando-se uma endemia em expansão geográfica. É transmitida por meio picada do mosquito-palha, de nome cientifico Phlebotominae, que introduz o protozoário Leishmania chagasi nos seus hospedeiros, principalmente os cães e, posteriormente, pica humanos. Quando não tratada, leva à morte em 90% dos casos. Objetivo: Comparar a incidência de LV nas regiões brasileiras e relacionar o número de casos com os hábitos de vida da população. Metodologia: Foram analisados artigos on-line nas bases científicas Scielo e Google acadêmico e os dados das pesquisas do sistema de informações de agravos de notificação, cujos resultados foram posteriormente analisados. Resultados: Com o significativo aumento de casos dessa doença tropical, passou a ser considerada de grande prioridade pela Organização Mundial de Saúde, visto que mais de 200 milhões de pessoas no mundo vivem sob ameaça de adquirirem a infecção. No Brasil, foi criado o Sistema de informação de agravos de notificação (Sinam) para fazer a detecção de surtos e elaborar hipóteses epidemiológicas. Conforme os últimos dados desse sistema, na região Norte do Brasil foram confirmados, em 2015, 469 casos da zoonose (vale lembrar que a sua distribuição na região ocorre de forma desigual). Na região Nordeste, foram encontrados 1.806 casos, com destaque para o estado do Maranhão, que apresentou 539 ocorrências. No território Sudeste do país foram marcados 538 casos da zoonose tropical, que vem se alastrando para as regiões urbanas e metropolitanas. No Centro-Sul foram realizados 157 diagnósticos, enquanto que, na região Sul do pais, de clima equatorial, apenas 5 casos foram confirmados. Conclusão: Pela análise dos dados e pela forma de transmissão da doença, é possível observar que a doença se instala mais facilmente em regiões onde ocorrem problemas de moradia e falta de saneamento básico, já que a LV está relacionada com locais úmidos e com lixo acumulado. Além disso, o desmatamento, visando ao lucro e à expansão urbana, levou o mosquito a procurar outros locais para se desenvolver. Pode-se observar, também, que o aumento dos cães de ruas representa riscos efetivos para a transmissão da doença, gerando um problema de calamidade pública e de dever governamental.

Palavras-chave: Leishmaniose. Visceral. Incidência. Regiões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral. Brasília, DF, 2016. Disponível em: <http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2016/dezembro/14/manual_leish_visceral2006.pdf>. Acesso em: 14 set. 2017.

SILVA JÚNIOR, S. H. A. da Descrição dos registros repetidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, Brasil, 2008-2009. Epidemiologia Serviço de Saúde, v. 25, n. 3, Brasília, 2016. Disponível em: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222016000300487&lang=pt"& HYPERLINK>. Acesso em: 15 set. 2017.

WERNECK, G. L.; Controle da leishmaniose visceral no Brasil: o fim de um ciclo? Caderno de Saúde Pública, v. 32, n. 6, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2016000600201&lang=pt"& HYPERLINK>. Acesso em: 14 set. 2017.

Downloads

Publicado

2018-03-21

Como Citar

Longen, A. J. L. (2018). Incidência de leishmaniose visceral nas regiões brasileiras e sua relação com os hábitos de vida. Anais De Medicina. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/anaisdemedicina/article/view/15828

Edição

Seção

Resumos