Prevalência de acaris lumbricoides em crianças em idade escolar no Estado de Santa Catarina

Autores

  • Bárbara Gabrielle Barbosa de Lara Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Resumo

Introdução: As parasitoses intestinais são um grave problema de saúde pública no Brasil, sendo relacionadas à falta de saneamento básico e de higiene, onde os parasitas encontram local favorável e de fácil disseminação. A população mais atingida tem origem socioeconômica mais desfavorecida e possui condições precárias de moradia e de higiene. Assim, o Ascaris lumbricoides é um nematódeo que infecta o homem causando ascaridíase, uma doença parasitária de ciclo monoxênico, ou seja, apresenta apenas um hospedeiro, estando relacionada, além de outros fatores, com locais de higiene precária. Objetivo: Analisar e explanar a prevalência desse parasita em crianças em idade escolar no Estado de Santa Catarina. Metodologia: Para a obtenção desse material, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de busca detalhada utilizando as bases de dados Scielo, PubMed e Google Acadêmico, publicados a partir de 2004. Resultados: Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 36% dos brasileiros têm alguma parasitose, sendo que aproximadamente 45% das crianças em idade escolar apresentam tal doença. A ascaridíase lidera as doenças parasitárias, com 28% dos casos (SMITH et al., 2001). No Estado de Santa Catarina, na capital Florianópolis, um estudo realizado em uma escola no Norte da ilha com crianças da 1ª a 4ª série mostrou que, das 101 coletas, seis foram positivas para Ascaris lumbricoides (KUNZ et al., 2008); no município de Lages, região serrana do Estado, em uma pesquisa realizada com 200 crianças em seis centros de educação infantil, foram encontrados 70 casos positivos de Ascaris lumbricoides – uma prevalência de 35%  (QUADROS et al., 2004); enquanto que em Concórdia, Oeste catarinense, em uma creche foram encontrados 21 casos desses nematódeos, em um estudo envolvendo 55 crianças – uma frequência de 38,2% (TEIXEIRA et al., 2006). Em relação aos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) nessas cidades, Florianópolis possui IDH igual a 0,847, Concórdia possui IDH 0,800 e Lages, de 0,770. Conclusão: Infere-se, pois, que a região litorânea apresenta menores índices de ascaridíase, contendo também melhores índices socioeconômicos e melhores condições sanitárias quando comparada ao resto do Estado, uma vez que Florianópolis possui o melhor índice de Desenvolvimento Humano do Estado. Outro aspecto importante está relacionado à escassez de pesquisas/estudos sobre esse assunto em Santa Catarina, ainda mais por se tratar de uma doença parasitária recorrente na referida região, quantificando e/ou qualificando a distribuição, a inter-relação e a epidemiologia desses nematódeos no Estado.

Palavras-chave: Ascaridíase. Ascaris lumbricoides. Crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Gabrielle Barbosa de Lara, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Acadêmica da universidade do oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Referências

KUNZ, J. M. O. et al. Parasitas intestinais em crianças de escola municipal de Florianópolis, SC – Educação ambiental e em saúde. Revista Biotemas, Universidade Federal de Santa Catarina, v. 21, n. 4, p.157-162, 13 set. 2008.

QUADROS, R. M. de et al. Parasitas intestinais em centros de educação infantil municipal de Lages, SC, Brasil: Intestinal parasites in nursey schools of Lages, southern Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Lages, p. 422-423, set. 2004.

SMITH, H. et al. Prevalence and intensity of infections of Ascaris lumbricoides and Trichuris trichiura and associated socio-demographic variables in four rural Honduran communities. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 96, i. 3, p. 303-314, abr. 2001.

TEIXEIRA, M. L.; FLORES, R. E.; FUENTEFRIA, A. M. Prevalência de Enteroparasitas em Crianças de uma Creche na Cidade de Concórdia, Santa Catarina, Brasil. Newslab, Concórdia, p. 110-116, ago. 2006.

Downloads

Publicado

2018-03-21

Como Citar

Lara, B. G. B. de. (2018). Prevalência de acaris lumbricoides em crianças em idade escolar no Estado de Santa Catarina. Anais De Medicina. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/anaisdemedicina/article/view/15818

Edição

Seção

Resumos