Transtorno de ansiedade generalizada na infância e na adolescência

Autores

  • Ana Paula Pereira UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) caracteriza-se pela presença de preocupações excessivas e incontroláveis sobre diferentes aspectos da vida. Objetivo: Esta pesquisa denota uma investigação com o objetivo de analisar o TAG na infância e na adolescência. Metodologia: Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica a fim de sumarizar os resultados já obtidos e gerar conclusões a partir destes. Para a obtenção do material, foi realizada uma busca detalhada utilizando bases de dados, com bibliografias publicadas no período de 2000 a 2012, escritas nos idiomas português e inglês e com ferramentas de filtragem para revisões bibliográficas, textos completos gratuitos e que contenham as palavras-chave no título. Projeto de Pesquisa apresentado por método PBL nos componentes curriculares de Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa e Produção de Textos. Resultado: Com base nas análises dos diferentes estudos, constatou-se que crianças e adolescentes com TAG são “mini-adultos” em razão da preocupação em excesso com compromissos, da rígida aderência a regras, ou por suas perguntas referentes aos perigos inerentes às situações. Como consequência disso, essas crianças tendem a faltar seus compromissos com maior frequência ou mesmo a abandonar suas atividades diárias. Vale ressaltar que o tratamento desse transtorno consiste em uma abordagem multimodal. Em relação ao TAG na infância e adolescência, observou-se que a distribuição desse transtorno entre os sexos é equivalente. Além disso, os estudos apontaram que essa doença se manifesta em duas ordens: fisiológica (agitação, tensão muscular, taquipneia) e cognitiva (autocrítica exagerada, perfeccionismo, atenção e vigilância redobrada a determinados aspectos do meio, pensamentos de possíveis desgraças e outros). É importante lembrar que a ansiedade estudada não é especifica a um único ambiente, ou seja, pode ser percebida nos mais diversos locais frequentados por esse público. Em relação ao tratamento, foi observado que para sua maior eficácia é imprescindível uma abordagem multimodal, a qual é formada por terapia cognitivo-comportamental, psicoterapia dinâmica, uso de psicofármacos e intervenções familiares. Entre as medidas medicamentosas, por meio de estudos abertos, destacam-se melhoras significativas dos sintomas com o uso de Fluoxetina e Buspirona. Conclusão: Com base na revisão realizada, constata-se que o TAG é um grave problema na infância e na adolescência, já que é nessa fase da vida que existem situações causadoras de ansiedade para eles, afinal, esses indivíduos estão sendo expostos a situações novas, as quais até então inexistiam na vida familiar.

Palavras-chave: Ansiedade. Transtorno. Preocupação em excesso. Infância. Adolescência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Pereira, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Biociências e Saúde (2016), Especialista em Comportamento Humano nas Organizações (2007), Especialista em Gestão de RH (2001), Graduada em Psicologia (1999) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Atualmente professora no Ensino Superior e Assessora da Coordenação do Curso de Medicina da UNOESC - Campus Joaçaba. Também atua como Psicóloga Consultora nas áreas de Psicologia Organizacional e do Trabalho em Empresas Públicas e Privadas. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Saúde do Trabalhador, Clima Organizacional, Recrutamento e Seleção de Pessoal, Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento humano, gestão de pessoas, clima organizacional, cultura organizacional, acompanhamento psicológico, avaliação psicológica, saúde e desenvolvimento.

Referências

ASBAHR, F. R. Transtornos ansiosos na infância e adolescência: aspectos clínicos e neurobiológicos. Jornal de Pediatria, São Paulo, v. 80, n. 2, p. 28-34, 2004.

CASTILLO, A. R. G. L. et al. Transtornos de ansiedade. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 22, n. 2, p.20-23, dez. 2000.

LAYNE, A. E. et al. Generalized anxiety disorder in a nonclinical sample of children: Symptom presentation and predictors of impairment. Journal of Anxiety Disorders, v. 23, i. 2, p. 283-289, Mar. 2009.

OLIVEIRA, S. M. da S. S.; SISTO, F. F. Estudo para uma escala de ansiedade escolar para crianças. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 6 n. 1, p. 57-66, jun. 2002.

VIANNA, R. R. A. B. et al. Transtornos de ansiedade na infância e adolescência: uma revisão. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, Rio de Janeiro, v. 5 n. 1, p. 46-61, jun. 2009.

Downloads

Publicado

2018-03-21

Como Citar

Pereira, A. P. (2018). Transtorno de ansiedade generalizada na infância e na adolescência. Anais De Medicina. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/anaisdemedicina/article/view/15778

Edição

Seção

Resumos