Agorafobia ou transtorno de pânico?

Autores

  • Ana Paula Pereira UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: A agorafobia é considerada uma doença da saúde mental caracterizada por manifestações de medo e insegurança perante ambientes abertos. A doença pode causar o isolamento total do paciente, deixando-o impossibilitado até mesmo de trabalhar. Objetivo: Analisar as complicações e limitações do agorafóbico, compreendendo como as dificuldades se apresentam e quais são elas, e, ainda, identificando a diferença entre a agorafobia e o transtorno do pânico, bem como seu tratamento. Metodologia: Realizou-se um levantamento de dados nacionais e internacionais por meio das publicações na área da saúde em base de dados científicos realizados por meio da metodologia ativa Problem Based Learning (PBL). Resultados: A agorafobia, conforme a American Psychiatric Association (BARLOW, 2016), é definida pela apreensão a respeito de situações das quais pode ser difícil escapar. Segundo Barlow (2016), ela se desenvolve principalmente no fim da adolescência e início da fase adulta, além disso, o agorafóbico apresenta como necessidade básica se manter acompanhado, para sentir-se mais seguro. De acordo com o CID 10 (NETO; ELKIS, 2007), a doença tem sintomas parecidos com o pânico, como sensação de mal-estar, palpitações e sudorese, mas difere deste, pois no ataque de pânico não existe uma situação específica, os episódios são imprevisíveis (KNAPP, 2004). Em conformidade com Barlow (2016), o tratamento do paciente ocorre de duas maneiras: pelo uso de medicamentos e, também, por meio de terapia cognitivo-comportamental; ambas exigem acompanhamento da evolução e da adaptação do paciente. Conclusão: Constata-se que a agorafobia atinge o doente em período de idade ativa da vida, como a formação profissional. Ademais, pelo agorafóbico sentir-se seguro quando acompanhado, a doença impõe limites também àqueles que convivem com ele. Observou-se que a diferença entre a agorafobia e o transtorno de pânico apresenta-se por este não estar associado a exercícios ou à exposição a situações perigosas. Assim, a doença deve ser tratada visando à melhoria da qualidade de vida do agorafóbico.

Palavras-chave: Agorafobia. Limitações. Sintomas. Tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Pereira, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Biociências e Saúde (2016), Especialista em Comportamento Humano nas Organizações (2007), Especialista em Gestão de RH (2001), Graduada em Psicologia (1999) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Atualmente professora no Ensino Superior e Assessora da Coordenação do Curso de Medicina da UNOESC - Campus Joaçaba. Também atua como Psicóloga Consultora nas áreas de Psicologia Organizacional e do Trabalho em Empresas Públicas e Privadas. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Saúde do Trabalhador, Clima Organizacional, Recrutamento e Seleção de Pessoal, Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento humano, gestão de pessoas, clima organizacional, cultura organizacional, acompanhamento psicológico, avaliação psicológica, saúde e desenvolvimento.

Referências

BARLOW, D. H. (Org). Manual Clínico dos Transtornos Psicológicos: Tratamento Passo a Passo. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

D’EL REY, G. J. F. Exposição ao Vivo no Tratamento de Agorafobia: Relato de Caso. Psicologia Ciência e Profissão, São Paulo, p. 80-85, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pcp/v22n4/10.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2017.

KNAPP, P. et al. Terapia Cognitivo-Comportamental na Prática Psquiátrica. Porto Alegre: Artmed, 2004.

NETO, M. R. L. et al. Psiquiatria Básica. 2. ed. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2007.

RODRIGUES, T. G; PEREIRA, M. E. C. Legran du Saulle: da agorafobia ao medo dos espaços. Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., São Paulo, v. 14, n. 2, p. 309-317, jun. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlpf/v14n2/08.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2017.

Downloads

Publicado

2018-03-21

Como Citar

Pereira, A. P. (2018). Agorafobia ou transtorno de pânico?. Anais De Medicina. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/anaisdemedicina/article/view/15766

Edição

Seção

Resumos