Relação entre desempenho organizacional e competências empreendedoras nas empresas prestadoras de serviços contábeis

Autores

  • Ana Maria Bordignon Tecchio Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Sabrina Nascimento Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Fernando Zatt Schardosin Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Competências empreendedoras, Comportamento empreendedor, Desempenho organizacional

Resumo

Este artigo busca estudar a relação entre o desempenho organizacional das empresas prestadoras de serviços contábeis de Quilombo, SC e as competências empreendedoras de seus colaboradores, conforme o estudo de Lenzi (2008). A amostra do estudo compreende 19 colaboradores que atuam em duas empresas prestadoras de serviços contábeis, situadas na Cidade de Quilombo, SC, que responderam ao instrumento de autopreenchimento durante o primeiro semestre de 2017. A pesquisa descritiva de levantamento ou survey adota uma abordagem quantitativa para a análise dos dados coletados. Os resultados apontam que as competências mais recorrentes nos colaboradores analisados foram: fazem as coisas antes do solicitado; agem para reduzir os riscos ou controlar os resultados; encontram maneiras de fazer as coisas melhor e/ou mais rápido, ou mais barato; agem repetidamente ou mudam de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo; esforçam-se para manter os clientes satisfeitos, colocando em primeiro lugar a boa vontade em longo prazo; consultam os especialistas para obter assessoria técnica na situação de maiores dúvidas; estabelecem metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal; mantêm registros financeiros de tais serviços prestados, controladamente; e agem para manter relações com clientes. Com relação às competências, observou-se a mesma pontuação entre os colaboradores que mantêm o ponto de vista, mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores; e, expressam confiança na própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio.

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Biografia do Autor

Ana Maria Bordignon Tecchio, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduanda em Ciências Contábeis pela UNOESC campus Chapecó,

Sabrina Nascimento, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Administração pela UNIVALI, Mestre em Ciências Contábeis pela FURB, Professora e Coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina

Fernando Zatt Schardosin, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2004), Tecnologia em Gestão Pública pelo IFPR (2011), especialização em Administração Financeira, Contábil e Controladoria pelo Inbrape/Univel (2006). Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Unioeste, campus Toledo (2011). Doutorando em Administração pela Esag/Udesc, inicio em 2017. Administrador na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).Foi docente do departamento de Administração da Unicentro e no programa de educação a distância (EAD) e perito na Justiça do Estado do Paraná.

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Publicado

2019-06-28

Como Citar

Tecchio, A. M. B., Nascimento, S., & Schardosin, F. Z. (2019). Relação entre desempenho organizacional e competências empreendedoras nas empresas prestadoras de serviços contábeis. Unoesc & Ciência - ACSA, 10(1), 45–54. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/19077