Relação entre desempenho organizacional e competências empreendedoras nas empresas prestadoras de serviços contábeis
Palavras-chave:
Competências empreendedoras, Comportamento empreendedor, Desempenho organizacionalResumo
Este artigo busca estudar a relação entre o desempenho organizacional das empresas prestadoras de serviços contábeis de Quilombo, SC e as competências empreendedoras de seus colaboradores, conforme o estudo de Lenzi (2008). A amostra do estudo compreende 19 colaboradores que atuam em duas empresas prestadoras de serviços contábeis, situadas na Cidade de Quilombo, SC, que responderam ao instrumento de autopreenchimento durante o primeiro semestre de 2017. A pesquisa descritiva de levantamento ou survey adota uma abordagem quantitativa para a análise dos dados coletados. Os resultados apontam que as competências mais recorrentes nos colaboradores analisados foram: fazem as coisas antes do solicitado; agem para reduzir os riscos ou controlar os resultados; encontram maneiras de fazer as coisas melhor e/ou mais rápido, ou mais barato; agem repetidamente ou mudam de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo; esforçam-se para manter os clientes satisfeitos, colocando em primeiro lugar a boa vontade em longo prazo; consultam os especialistas para obter assessoria técnica na situação de maiores dúvidas; estabelecem metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal; mantêm registros financeiros de tais serviços prestados, controladamente; e agem para manter relações com clientes. Com relação às competências, observou-se a mesma pontuação entre os colaboradores que mantêm o ponto de vista, mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores; e, expressam confiança na própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio.
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